A escravidão no Brasil iniciou-se em meados de 1530, quando os portugueses começaram a implantar de maneira efetiva as medidas de colonização da América portuguesa. O processo de escravização começou para atender as demandas portuguesas por mão-de-obra para trabalhar na lavoura e, posteriormente, na mineração.
ESCRAVIDÃO, ESCRAVO NEGRO: a chamada "escravidão moderna, ou escravidão negra" começou com o tráfico africano no século XV, por iniciativa dos portugueses (em 1444, estes começam a adquirir escravos negros no Sudão), com a exploração da costa da África e a colonização das Américas.
A vida dos escravos na fazenda era terrível: não tiveram, durante a maior parte do período, direitos, recebiam castigos cruéis e desumanos dos seus senhores, alimentação inadequada e habitavam nas senzalas, em conjunto, sem ter acesso aos serviços sociais básicos.
O desenvolvimento da economia colonial era garantido pela mão de obra escrava, que era empregada em diversas áreas: pecuária, lavoura, coleta, pesca e transporte de produtos. Os escravizados também realizavam uma diversidade de atividade desde o plantio (diversas culturas) até a preparação e o processamento do açúcar.
Os escravos foram utilizados principalmente em atividades relacionadas à agricultura – com destaque para a atividade açucareira – e na mineração, sendo assim essenciais para a manutenção da economia. Alguns deles desempenhavam também vários tipos de serviços domésticos e urbanos.
Os escravizado no Brasil colonial se distinguiam entre os povos nativos (tendo sido a sua escravidão proibida no final do Século XVI) e os africanos, se dividindo estes ainda em dois tipos principais (os rurais e os urbanos), havendo, dentro destas modalidades, subdivisões, como escravos de ganho (que trabalhavam com o ...
A escravização do indígena aconteceu, principalmente, na extração do pau-brasil. Desde o momento em que a produção do açúcar, a partir do cultivo da cana-de-açúcar, impôs-se como principal produto econômico da colônia, ocorreu a transição para a utilização da mão de obra do escravo africano.
Podem-se distinguir dois tipos de trabalho escravo com características próprias: o produtivo, nas lavouras ou nas minas, e o doméstico.
No caso dos trabalhadores da mineração e da terra, suas vidas eram consumidas em extenuantes cargas de serviço braçal e a suas condições de vida eram as piores possíveis. Os escravos domésticos, porém, viviam em circunstâncias um pouco melhores e podiam comprar sua liberdade, se conseguissem.
753 a.C. – 509 a.C....A situação do escravo romano varia segundo a sua dedicação:
Os feitores eram nomeados pela coroa portuguesa e trabalhavam em defesa dos interesses da metrópole. Sua função consistia no controle do comércio nas feitorias e de uma inicial ocupação litorânea.
substantivo masculino Gestor; quem administra os bens alheios.
Significado de Capataz substantivo masculino Chefe de um grupo de trabalhadores, especialmente dos que realizam trabalhos braçais. Aquele que é responsável pela administração de uma fazenda ou de uma propriedade situada na zona rural.
A dupla estava com as atividades suspensas desde dezembro quando João Carreiro começou o tratamento contra a depressão e o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Na época o empresário Léo dos Reis desmentiu o fim da dupla e disse que só voltaria a conversar sobre o assunto após a recuperação do cantor.
Alex Marli Dias
15 de outubro de 1993
José Dias Nunes (Monte Azul MG 1934 - São Paulo SP 1993). Violeiro, cantor e compositor. Muda-se para a capital paulista a convite do músico Adauto Ezequiel, o Carreirinho. ...
13 de dezembro de 1934
58 anos (1934–1993)