Se as válvulas venosas estiverem danificadas, ou as paredes das veias amolecerem e dilatarem, as válvulas venosas deixam de conseguir desempenhar a sua função. Uma parte do sangue congestiona nas veias, o que pode causar varizes ou insuficiência venosa crónica.
As artérias apresentam como principal função a condução do sangue, rico em oxigênio e nutrientes, do coração para os tecidos do corpo. É importante destacar, porém, que as artérias também podem transportar o sangue venoso, como ocorre na artéria pulmonar, que leva o sangue do ventrículo direito para o pulmão.
Quando ficam cheios de sangue, os átrios se contraem (sístole), as válvulas se abrem e o sangue é bombeado para os ventrículos que estão relaxados (diástole). Em seguida, os ventrículos se contraem (sístole) e pressionam o sangue para os vasos. Nesse momento, os átrios em diástole se enchem de sangue.
As células de resposta lenta são encontradas basicamente no nó sinusal e no nó atrioventricular (AV), a despolarização ocorre pela abertura de canais de cálcio e parece ser devida apenas ao influxo de Ca++ (não há canais de sódio), estando o seu limiar de resposta em torno de -45 a -40 mV.