A marcha atlética é uma das várias modalidades de atletismo. As principais características são: o fato de que o atleta tem que, ao caminhar durante toda a prova, manter um dos pés no chão, e mais: ao dar cada passo, a perna que avança deve estar reta.
Cada equipe tem uma raia que deve ser respeitada. A única exceção que permite que eles saiam é o caso do bastão cair. Ainda assim, o caminho nunca poderá ser menor do que o especificado na competição. No fim de cada circuito, os atletas têm um espaço de 20 metros para entregar o bastão.
As corridas de revezamento são provas disputadas por grupos, cada um composto por quatro atletas. Cada atleta corre um quarto da prova (4X100m ou 4X400m) e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe, Este bastão, um tubo liso e oco de madeira ou metal, deve ser seguro durante todo o percurso.
As corridas de revezamento são, obrigatoriamente, divididas em quatro etapas de 100 ou de 400m. Cada equipe de atletas, formada por quatro corredores, ocupa uma raia da pista de atletismo, de modo que sair da raia pode gerar desclassificação.
As corridas de revezamento são, obrigatoriamente, divididas em quatro etapas de 100 ou de 400m. Cada equipe de atletas, formada por quatro corredores, ocupa uma raia da pista de atletismo, de modo que sair da raia pode gerar desclassificação.
O formato moderno do atletismo teve início na Inglaterra, século XIX. Desde então, as competições passaram a ser realizadas em estádios e atualmente o esporte é composto por seis provas oficiais: corrida, marcha, lançamentos, arremesso e lançamento, saltos e combinada.
As corridas de velocidade incluem distâncias curtas (100m, 200m ou 400m) e o objectivo de todas elas é, partindo de uma posição agachada nos blocos de partida, percorrer a distância definida o mais rapidamente possível.
Como características pode dizer-se que ao andar ou marchar os dois pés estão em contato com o chão, ao correr só um pé está no chão e ao saltar os dois pés estão no ar. Na corrida, usa-se capacidades físicas como velocidade, força, resistência, agilidade e equilíbrio.
Em uma abordagem clássica e tradicional, autores como Letzelter (1981), Schmolinski (1982) e Silva (1987) costumam decompor as corridas de velocidade, em especial a corrida de 100m rasos, em 4 fases, assim denominadas: fase de reação, fase de aceleração, fase de velocidade máxima e fase de desaceleração.
Na posição de partida o atleta não pode tocar ou ultrapassar a linha de partida. Os pés e as mãos devem permanecer atrás do traço branco. É considerada falsa partida quando: ✓ O atleta iniciar o seu movimento de partida antes do tiro. ✓ O atleta após a voz de “aos seus lugares” perturbar os outros.
Resposta