Há seis músculos extraoculares que movem o olho: o reto superior, reto medial, reto inferior e oblíquo inferior (inervados pelo oculomotor ou motor ocular comum, III nervo craniano), o oblíquo superior (inervado pelo troclear, IV nervo craniano) e o reto lateral (inervado pelo abducente, VI nervo craniano).
Os músculos intrínsecos do dorso (das costas) são parte da musculatura do tronco. Eles são constituídos por um sistema de músculos dorsais profundos da coluna vertebral e estendendo-se desde a pelve até à cabeça.
Possui em seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção. A camada externa é constituída pela córnea e a esclera e serve para proteção.
Com a ação de pequenos músculos (chamados músculos ciliares) o cristalino aumenta de espessura para que o olho focalize os objetos próximos e fica mais fino para focalizar os objetos distantes. A retina contém os nervos que percebem a luz (fotorreceptores) e os vasos sanguíneos que a nutrem.
Você conhece as principais partes do olho humano?
Como funciona o Olho Humano?
Resposta
Os cílios, também conhecidos como pestanas, são pelos localizados na borda da pálpebra superior e inferior, Figura 1. Eles fazem parte do sistema de defesa ocular e protegem os olhos servindo como uma importante barreira capaz de impedir pequenas partículas, como poeira e microrganismos, atinjam nossos olhos.
Bolinhas ao redor dos olhos podem significar milium, siringoma ou xantelasma. Siringoma: são bolinhas sem conteúdo ou secreção, geralmente da mesma cor da pele. É um tipo de tumor benigno, inofensivo e causado pelo aglomerado de ductos das glândulas sudoríparas - aquelas que produzem o suor.
Em geral, apresenta-se como um nódulo bem definido, indolor, visível ou palpável na pálpebra com crescimento gradual. Entretanto, em alguns casos, pode causar edema, eritema e dor palpebral. Ocasionalmente, um calázio maior na pálpebra superior pode pressionar a córnea, induzir astigmatismo e causar visão borrada.
A aparição de uma bolha na parte branca do olho indica o quadro de quemose, que se trata do acúmulo de líquido na parte interna da pálpebra e da superfície do globo ocular — região chamada de conjuntiva. A condição, embora possa assustar muitos pacientes, normalmente não se apresenta com alguma gravidade.
O tratamento da quemose depende da causa que está na sua origem. Porém, é possível aliviar o inchaço com a aplicação de compressas frias na região ocular As pessoas que usam lentes de contacto, devem suspender a sua utilização por alguns dias.
As causas mais comuns que levam ao aparecimento da quemose são alergias, infecções virais, obstrução da veia cava superior, distúrbios da tireoide , trombose do seio cavernoso , papiledema, fístula carotídeo-cavernosa, trichinelose , lúpus eritematoso sistêmico , angioedema , glaucoma agudo , celulite orbital, ...
A quemose é a complicação mais comum na blefaroplastia, e mais comum ainda na cirurgia da pálpebra inferior, tem uma incidência de 6% aproximadamente, e costuma durar entre 2 e 4 semanas, mas isso é uma média. Em alguns casos pode durar mais. Geralmente tratada com colírios.
Em geral, os olhos produzem secreções (transparente ou amarelada), consideradas normais – a chamada remela – ou outras que podem ser sinal de irritação provocada por algo mais grave como infecções ou até um cisco no olho.
4 truques para diminuir o inchaço dos olhos em menos de 5 minutos...
O que é olho inchado? O edema ocular ou “olho inchado” pode ser devido a uma inflamação nos olhos (olhos inflamados), uma infeção ocular, a lesões oculares ou traumas, a alergias que afetam o olho, entre outras causas menos frequentes.
É importante falar que as lágrimas do choro são menos salgadas e possuem a composição um pouco diferente do habitual. Apesar disso, especialmente pela quantidade considerável do fluido, as lágrimas inundam os tecidos ao redor dos olhos, resultando em inchaço.
A culpa é de um líquido chamado extracelular, assim batizado porque vive circulando por fora das células do nosso organismo. Quando deitamos, esse líquido se distribui por todo o corpo – inclusive a cabeça – provocando o célebre inchaço nas pálpebras.
Na verdade o corpo faz isso o tempo todo porque a lágrima é que evita que nossos olhos ressequem, mantendo-os sempre hidratados e limpinhos. Isso é porque, além de água, existe uma substância chamada lisozima que ajuda a limpar as impurezas dos olhos e evita que eles se machuquem.
Para os olhos vermelhos retire as lentes de contato (caso você use) e lave os olhos com água abundante. Passe na farmácia se o caso estiver muito sério e tome um advil, que vai bater a dor de cabeça e diminuir o inchaço mais rápido e pingue um colírio nos olhos.