As principais ferramentas utilizadas nesse período eram os machados e as pontas de setas. O período neolítico, também chamado de Período da Pedra Polida, compreende de 12 mil a 14 mil a.C. Teve como marcos o fim das glaciações e o sedentarismo.
Já os homens eram encarregados de caçar, pescar e garantir a segurança da aldeia. As famílias já moravam na beira dos rios e começaram a construir habitações mais resistentes, com pedra, madeira e barro. As casas de madeira com telhado coberto por folhagens eram as mais comuns.
Inicialmente, as ferramentas produzidas eram de madeira, ossos e dentes, depois, de pedras lascadas e marfim. Os indivíduos se comunicavam com uma linguagem primitiva, baseada em baixa quantidade de sons e nenhuma elaboração de palavras e frases.
O Paleolítico é o período da pedra lascada, o Neolítico é a idade da pedra polida e, na Idade dos metais, os instrumentos de pedras e outros objetos foram aos poucos substituídos por ferramentas metálicas. ... Poderiam prever a utilização de uma ferramenta e o formato a dar a elas, de acordo com o objetivo do trabalho.
O forno, o fole, a bigorna, o martelo, revolucionaram o uso dos metais, possibilitando o surgimento de uma indústria metalúrgica, com a qual o homem passa a reproduzir a própia matéria de que será feita a ferramenta.
A história da ferramenta - Parte 1
A primeira ferramenta que se tem noticia é um machado de mão, feito com pedra lascada. ... Daí em diante o homem começou a transformar a natureza a seu favor e usa a pedra como principal matéria prima para fabricar facas, serras, martelos, lanças, entre infindáveis outras ferramentas.
Resposta: Eram produzidas em fornos de alta temperatura para derreter o minério e depois moldar o ferro. ... No entanto, o ferro trouxe novos benefícios por ser ainda mais resistente e leve que o bronze para a fabricação desses instrumentos e armas.
O ferro é um metal obtido em siderúrgicas por meio da hematita, um de seus minérios. Por meio dele é feita a liga de aço, que possui grande aplicação em nossa sociedade. O ferro é um elemento químico de número atômico igual a 26, massa molar de 55,845 g/mol, ponto de fusão de 1535 ºC e ponto de ebulição de 2862 ºC.
1 ponto O ferro era trabalhado a frio, por ser metal mole. O ferro era derretido em fornos e depois forjado pelo ferreiro. O ferro era derretido em grandes caldeiras, depois com moldado em máquinas.
cobre
Os primeiros metais conhecidos pelo homem sao: o ferro,auro. cobre.
O cobre foi o primeiro metal a ser fundido pelas sociedades pré-históricas desse período. Por conseguinte, o bronze, mais resistente que o cobre, era obtido através da mistura de cobre e de outro metal, o estanho.
Resposta: O cobre foi provavelmente o primeiro metal minerado e trabalhado pelo homem. Foi originalmente obtido como um mineral nativo e posteriormente da fundição de minérios. Estimativas iniciais da descoberta do cobre sugerem por volta de 9000 a.C. no Oriente Médio.
O cobre foi o primeiro metal a ser encontrado e utilizado para a produção de ferramentas, utensílios e armamento. O domínio do fogo desde o paleolítico foi crucial para a sobrevivência humana. Além de proteger do frio, a possibilidade de cozinhar alimentos evitou a contaminação pelo apodrecimento de carnes e vegetais.
o cobre
Idade do Bronze Indícios apontam que os mesopotâmicos foram os primeiros a dominar esse metal. A fundição do bronze era igual ao do cobre, contudo as técnicas utilizadas foram aprimoradas. Por exemplo, o forno era mais elaborado, com paredes de pedra, que permitiam atingir até 1 200 º C.
O período que define a Idade do Ferro é estabelecido pelo primeiro surgimento que se tem acesso de sociedades com conhecimento do manuseio do ferro, datado de 1200 anos a.C., ou seja, no século XII a.C., nas regiões do Oriente Próximo e do Sudeste da Europa.
O Oriente Médio, supõem os historiadores, foi o berço da metalurgia primitiva, pois foi nesta região onde se encontraram os indícios mais antigos sobre esta atividade humana. Utensílios de ferro datados em torno de 1200 a.C foram encontrados em diversos sítios.
Acredita-se que sua descoberta também tenha sido acidental: quando ferreiros lançaram ao fogo um minério de cobre que, por sorte, estava “contaminado” por arsênio ou estanho. A presença desses compostos aumentou bastante a durabilidade do cobre, fazendo do bronze um metal muito mais duro e resistente.
Nesse período, os romanos já tinham descoberto que o ferro ficava mais duro ao ser aquecido por um tempo duradouro no leito de carvão vegetal e resfriado, em seguida, em salmoura. A técnica pode ser considerada a primeira forma de tratamento térmico, pelo fato de possibilitar a fabricação de armas duras e resistentes.