A escultura Davi, de Michelangelo (1475-1564), retrata a figura bíblica que derrotou o gigante Golias. A escultura, de 1501, idealizada para ser vista de baixo, tem uma postura vigilante e meditativa. Ela sugere um homem capaz tanto de atitudes serenas como de uma ira avassaladora.
Por conta da natureza heroica representada, a estátua simbolizou o sentimento de liberdades civis que dominava a República de Florença. Os olhos de David, com semblante sério e cauteloso, estavam posicionados em direção a Roma.
Iniciou os trabalhos em 1502 e levou 18 meses para esculpir o grande bloco de mármore, sem a ajuda de ninguém e escondido de todos para que ninguém o visse antes de pronto. A posição original da estátua seria sobre um dos contrafortes do Duomo de Santa Maria dei Fiori, como mostra a imagem de uma instalação de 2010.
Toda a anatomia do Davi exprime tensão, apreensão, mas também ousadia e desafio. As veias estão dilatadas, a testa franzida e o olhar é feroz e ao mesmo tempo cauteloso. Também aqui há uma dimensão psicológica intensa, assim como em todas as obras de Michelangelo.
As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
Galeria da Academia de Belas Artes de Florença (desde 1873)
Galeria da Academia de Belas Artes de Florença (desde 1873)
Miguel Ângelo
Foi iniciada em 1501 e finalizada em 1504, sendo uma enorme representação humana de mais de 5 metros de altura e pesando 5 toneladas de mármore maciço. Encontra-se atualmente na Galeria da Academia, um prestigiado museu em Florença, na Itália.
Nesta escultura, David segura a arma com que matou o gigante Golias, uma funda. A Bíblia conta que Davi valeu-se da funda para acertar-lhe uma pedra na cabeça, fazendo-o cair, para mais tarde o degolar. O herói bíblico não é representado com a cabeça do Golias morto, como em Donatello ou nas estátuas de Verrocchio.
Davi de Michelangelo é bem mais a altura normal de um ser humano normal, em oposição à estátua em tamanho real de David de Bernini. Eu diria que a primeira coisa que você percebe quando você vê esta estátua é o fato de que ele está sem roupa.
Resposta. Resposta: para dar mais vida, seria um realismo chocante. A ideia era expressar sentimentos, ou seja nos colocarmos na cena e entender o que Davi estava passando no momento do evento.
Antônio Francisco Lisboa
Michelangelo
Resposta
Donatello: um dos principais escultores do Renascimento italiano. Acervo: Basílica de São Pedro Acorrentado, Roma.
As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
As quatro principais inovações na pintura foram:
Ambas apresentam simetria, movimento, proporção e equilíbrio. Mas a renascentista conseguiu superar a expressividade clássica estabelecendo uma linha divisória na história da arte e deixando sua própria marca.
Principais características da Escultura Renascentista: Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade. Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade (retoma da técnica do contrapposto) Profundidade e perspectiva. ... Representação de temas religiosos e profanos.
Principais Características Buscavam representar o homem como ele é na realidade. Proporção da figura mantendo sua relação com a realidade. Profundidade e perspectiva. Estudo do corpo e do caráter, humano.
A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...
As obras renascentistas (pinturas, esculturas, livros) apresentavam características comuns:
Resposta. Resposta: ao fundo realçadas por tons mais escuros para dar a ideia de profundidade ao retrato. Realismo: A nudez do homem como protagonista da obra.
Renascimento é a arte do Humanismo. Racionalismo: Começam a utilizar a razão nas obras, a busca pela verdade. Naturalismo: Valorizam a natureza. Classicismo: Valorizam a cultura da Antiguidade Clássica, que estava perdida durante a idade média.
Foi um período marcado por grandes avanços nas ciências, possibilitados pelos estudos e experimentos de grandes cientistas. - Uso da pesquisa e investigação como métodos de produção de conhecimento científico. - Grandes avanços nas áreas de Astronomia, Medicina, Matemática, Física, Química e Biologia.
O Humanismo foi uma corrente de pensamento que tinha como principais características o antropocentrismo, a racionalidade e o cientificismo. Este movimento cultural e filosófico, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI na Europa, firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.
Talvez a mais marcante característica do Renascimento tenha sido a valorização do ser humano. O humanismo (ou antropocentrismo, como é chamado com frequência) colocou a pessoa humana no centro das reflexões. Não se trata de opor o homem a Deus e medir forças. Deus continuou soberano diante do ser humano.