crossorigin="anonymous">
Queda de cabelo ou fios fracos e quebradiços; Pele pálida ou interior das pálpebras sem cor; Falta de apetite, alterações no paladar ou língua lisa; Infecções frequentes, devido à baixa da imunidade.
A fadiga ocorre quando o organismo não tem o nutriente em quantidades adequadas e não consegue produzir uma proteína chamada hemoglobina, que transporta o oxigênio pelo corpo.
O excesso de ferro no sangue pode provocar ferrugem nos órgãos, causando consequências distintas para cada parte do corpo. No fígado, altos níveis do mineral podem causar cirrose; no pâncreas, diabetes; no coração, insuficiência cardíaca; nas glândulas, mau funcionamento e problemas na produção hormonal.
A transferrina é uma proteína principalmente produzida pelo fígado e que tem como principal função transportar o ferro para a medula, baço, fígado e músculos, mantendo o bom funcionamento do organismo.
A transferrina é uma proteína que transporta o ferro no sangue. Se ela estiver carregando pouco ferro então dizemos que a sua saturação está baixa. Neste caso, especialmente em pacientes adultos existe também uma anemia pois o ferro é essencial para a fabricação das hemácias ( a parte"vermelha" do sangue.
A ferritina é uma proteína de reserva do ferro localizada essencialmente no fígado. Sua dosagem é solicitada para avaliar as reservas de ferro do corpo. O exame costuma ser solicitado com a dosagem de ferro e do índice de saturação da transferrina para detectar e avaliar a gravidade da deficiência ou excesso de ferro.
Este exame requer um jejum mínimo de três horas. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.