Como são os efeitos das drogas no organismo? As drogas psicotrópicas, que agem diretamente no sistema nervoso central, atuam de modo temporário nos neurônios, afetando o humor, o comportamento e os processos cognitivos. Assim, elas podem provocar confusão mental, dificuldade na fala e até alucinações.
As consequências à longo prazo de qualquer tipo de droga incluem: Destruição de neurônios, que diminuem a capacidade de pensar e realizar atividades. Desenvolvimento de doenças psiquiátricas, como psicose, depressão ou esquizofrenia. Lesões no fígado, como câncer hepático.
3,2% dos entrevistados afirmaram ter feito uso de algum tipo de droga como maconha, cocaína, crack ou ecstasy nos últimos 12 meses. Entre as ilícitas, a mais comum é a maconha. 2,5% dos brasileiros fizeram uso da droga no período, o que corresponde a 3,8 milhões pessoas.
São drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, skank, chá de cogumelo, anfetaminas, clorofórmio, ópio e outras.
Em relação às drogas ilícitas mais consumidas no país, o estudo detalha o uso de dez substâncias....Mostro, agora, os números mais relevantes.
Quando ingeridas provocam euforia e perda de apetite sendo muito usada em dietas. Seu uso frequente provoca taquicardia, depressão, tontura, irritação e tremores. Pode desenvolver doenças como bulimia, anorexia e problemas psíquicos....Anfetaminas
Eles carregam o ingrediente ativo da maconha (THC) que se assemelha a um transmissor natural, a anadamida. Os canabinóides atingem o cérebro, causando liberação de dopamina, um neurotransmissor que ativa o sistema de recompensa do cérebro.
Entre os sintomas principais estão o cansaço, aumento do apetite, irritabilidade, ansiedade, depressão, perda da capacidade de sentir prazer, distúrbios do sono, retardamento psicomotor e, às vezes, ideação suicida e “fissura” pela droga.