V - o pluralismo político. ... O pluralismo político, como base do Estado democrático de direito, aponta o reconhecimento de que a sociedade é formada por vários grupos, portanto composta pela multiplicidade de vários centros de poder em diferentes setores.
Significado de Pluralista adjetivo Relativo ao pluralismo. Que adota o pluralismo. substantivo masculino e feminino Que é adepto do pluralismo.
Nesse sentido, o pluralismo moral é uma tentativa não de justificar o status quo, mas de propor uma vida moral mais ampla e passível de possibilidades, dentro de um sistema moral justificado e unificado, evitando, assim, o dogmatismo restritivo do monismo e a permissibilidade perniciosa do relativismo.
A ética é também conhecida como filosofia moral; é o estudo dos humanos quanto ao fato de serem certos ou errados, justos ou injustos. Já a violência, segundo Chauí (1998), se caracteriza por todo ato que vai de encontro à liberdade e a vontade de alguém, podendo ser de ordem física ou psíquica.
A ética prega valores que fazem com que o respeito e o conforto social seja disseminado para todos , e a violência transgride esse fato de maneira que , violentando uma pessoa , você está desrespeitando-a , indo assim , contra a ética de um determinado povo.
Resposta. A Ética, que iremos encontrar dentro da sociedade, irá avaliar a agressão através de leis (NESSA sociedade), e assim, buscar melhores condições de solucionar os problemas. Porém, dependendo do ponto de vista, pode existir mais de uma solução, mas é importante lembrar que a ética trabalha (também) com leis.
Resposta. a maior relação entre ambos, é que a falta de ética da pessoa,ocorre a violência.. por exemplo se alguém degrine alguém faltará com ética,e assim a tal pessoa não pode gostar e parti para a violência.
O agente ético é pensado como sujeito ético, isto é, como um ser racional e consciente que sabe o que faz, como um ser livre que decide e escolhe o que faz e como um ser responsável que responde pelo que faz. A ação ética é balizada pelas idéias de bem e mal, justo e injusto, virtude e vício.
Consciência e res- ponsabilidade são condições indispensáveis da vida ética. ... O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existência ética.
No caso da ética, nem todos os meios são justificáveis, mas apenas aqueles que estão de acordo com os fins da própria ação. Em outras palavras, fins éticos exigem meios éticos. A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social.
Estas são a metaética, ética normativa e ética aplicada; da mesma maneira, existe um quarto ramo reconhecido pelos filósofos, mas com menos frequência em seu estudo: ética descritiva. ...
É forçoso convir, segundo o pensamento de Descartes, que a vontade desempenha um papel fundamental na atividade do espírito humano. ... Haja vista que a harmonia entre a vontade e o entendimento passa a ser o que de mais grandioso pode alcançar o espírito humano.
A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões. ...