Fraqueza nas pernas: o que pode ser?
O que fazer em caso de tontura
A tontura é um sintoma de alguma alteração no organismo, que nem sempre indica uma doença ou condição grave e que, na maioria das vezes, acontece por uma situação conhecida como labirintite, mas que também pode indicar alterações no equilíbrio, alterações na função do coração ou efeito colateral de medicamentos.
7 causas de tontura constante e o que fazer. A tontura frequente geralmente está associada a problemas no ouvido, como labirintite ou doença de Menière, mas também pode ser um sinal de diabetes, anemia ou até problemas cardíacos.
Em muitos casos, a sonolência diurna é uma consequência da privação do sono, efeito de medicações como anti-histamínicos ou relaxantes musculares, apneia do sono ou depressão, entre outros fatores.
A tontura pode ter causas diversas. Aquela que se apresenta ao mudar a posição da cabeça pode estar associada ao labirinto (esta geralmente é rotatória, ou seja, sente as coisas girarem). Já a que ocorre ao deitar e levantar subitamente (com escurecimento de vista) pode ser associada a pressão arterial e a circulação.
Sentir-se tonto ou ter uma sensação de desmaio iminente ao se levantar bruscamente após um período deitado ou sentado são sintomas de uma condição chamada na medicina de hipotensão ortostática.
Remédio para labirintite
A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.
A presbiopia é uma causa comum para tontura e vertigem Um dos casos mais comuns ligados a esse quadro é a presbiopia. Conhecida como vista cansada, essa condição deve-se ao fato de que os músculos da região ocular têm mais dificuldade em se movimentar para se adequarem ao campo de visão e focalizar os elementos.
A vertigem traz aquela sensação de que tudo está rodando, ou indo para frente, para os lados. Ela pode ser um problema do labirinto ou pode indicar algo grave, como AVC. A causa mais comum da vertigem atualmente é a enxaqueca – cerca de 1% da população do mundo tem enxaqueca causando tontura.
Vertigem visual não é uma doença rara, mas é subdiagnosticada. Os sintomas são resultado de uma incompatibilidade entre os sistemas vestibular, proprioceptivo e visual. A vertigem visual é decorrente do aumento da dependência visual em pacientes com distúrbio periférico ou central subajacente vestibular.
Principais sintomas de problemas de vista
Visão embaçada Quando parece que existe uma névoa na frente dos olhos, que impede ver detalhes com clareza, pode ser sinal de diversas doenças oculares, como catarata, presbiopia (a vista cansada), glaucoma, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), e outras de ordem fisiológica.
Algumas orientações para o 1º teste
Quais são os nomes dos problemas de visão mais comuns
Além dos fatores já citados, outras razões podem provocar a perda de visão subitamente, como inflamações do nervo óptico, das meninges, deslocamento de retina, obstrução de veias e artérias ligadas ao globo ocular e o glaucoma. A cegueira súbita acontece com mais freqüência em apenas um olho.
É usado o termo “cegueira” quando a pessoa tem uma visão muito baixa no melhor olho com a melhor correção. A cegueira pode ser transitória, quando ocorre a perda da visão apenas por um intervalo indefinido de tempo, ou definitiva, quando a condição se torna permanente e irreversível.