Saiba quais são:
Quais são os sintomas da depressão?
Setembro Amarelo: 10 coisas que você pode fazer para ajudar uma pessoa em depressão
Incentive a busca por ajuda Você e toda a família precisa encorajar a pessoa a procurar ajuda. Depressão não é momentâneo e precisa de tratamento, no caso, buscar uma ajuda psicológica. Ajude a pessoa a perceber que aquilo não está sendo saudável e que está prejudicando sua vida.
O exemplo mais típico é daquela pessoa que tem um vício. O comum é que se recusem, às vezes com raiva, a aceitar que alguém lhes “dê uma mão” para sair da situação em que se encontram. Nesses casos, normalmente a pessoa nem admite que tem um problema. Dessa forma, não acredita que precisa de ajuda.
Uma pessoa que não se aceita fica sofrendo excessivamente por não ser aquilo que suas falsas expectativas sobre si desejam. Elas se punem por tudo aquilo que elas consideram fazer de errado. Quem não se aceita vive com um sentimento de culpa tão grande que ela acaba se tornando um “pet” de estimação.
O que fazer quando a pessoa precisa de tratamento porque tem transtorno de conduta mas não aceita e não quer ajuda médica e diz que outras pessoas são problemáticas e não ela?! Indispensável a avaliação de um psiquiatra e acompanhamento dos familiares. Sobretudo se envolver violência ou situações de risco.
A seguir, você confere algumas dicas para encorajar um dependente a fazer uma consulta com psiquiatra.
10 dicas para ajudar alguém próximo a procurar um psicólogo
Na primeira consulta, o psiquiatra pergunta ao paciente o que o levou até ali. Além disso, pede informações sobre ele e seus hábitos. Por exemplo: histórico de transtornos mentais na família, trabalho e relacionamentos. Esses detalhes são importantes para que o médico entenda o paciente.
A avaliação psiquiátrica é feita por um médico especialista em psiquiatria, com objetivos de elaboração diagnóstica e de planejamento terapêutico. O psiquiatra colhe a história clínica do paciente e realiza o exame de seu estado mental, que pode ser complementado com exame físico e neurológico, quando necessários.