Organização espacial Orientação espacial é a capacidade de se situar e se orientar em um espaço, assim como de localizar outra pessoa ou objeto neste espaço. A criança, em seu crescimento, aprende noções de tamanhos, formas, movimentos, volumes que a ajudam e perceber-se no espaço a partir do seu próprio corpo.
Organização espacial (sistema ambiental) deve ser caracterizada como entidade organizada na superfície terrestre formada pelos subsistemas físico/natural e antrópico, bem como por suas interações.
Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base desses meios de orientação. Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste.
O termo orientação é utilizado com o significado de determinar uma direção a ser seguida, indicar um rumo. Para a Geografia, é muito importante determinar essa referência para definir nossa localização na superfície terrestre. Antigas civilizações utilizavam recursos que a natureza oferecia para buscar orientação.
Quando desejamos nos localizar no espaço geográfico utilizamos um sistema, em que há o cruzamento de linhas, chamado de: ... (IBADE) O sistema de coordenadas geográficas foi criado para organizar a localização de espaços ou fenômenos no planeta Terra.
Os povos antigos se orientava pelas posições das estrelas. Para reconhecer facilmente o céu, eles imaginavam, a partir de certos grupos de estrelas, figuras no céu. Esse grupo de estrelas ocupam determinadas regiões da esfera celestes designadas por constelações.
O espaço está em constante transformação, sendo o homem um dos principais responsáveis por esse processo. As relações socioeconômicas estabelecidas em um determinado local configuram o espaço geográfico, alterando de forma significativa os elementos da natureza e, consequentemente, a paisagem.
Mesmo no campo há modificações presentes, como em áreas que antes tinham vegetação nativa e agora são plantações, ou até áreas nunca "tocadas" pelo homem mas que agora são pastos ou currais de animais...
a) Verdadeiro - Cada sociedade humana produz sua história enquanto faz aparecer seu espaço geográfico. b) Verdadeiro - A paisagem mostra a história da população que ali vive. ... d) Falso- Só podemos chamar de paisagem aquilo que podemos ver.
Sim. Explicação: Existem muitos lugares no mundo que ainda nem foram tocados pelo homem, como por exemplo: o Lago do Bosque, o Tepui, as Cataratas Honokohau, entre outros.
Ele representa não mais um lugar suscetível a agentes intangíveis, como a paisagem, mas a aspectos físicos e pode ser dividido em: litosfera, hidrosfera e atmosfera. A transformação de um espaço geográfico depende da ação e ocupação humana, visto que ele representa um local físico suscetível a mudanças.