CID 10 Z98. 1 Artrodese – Doenças CID-10.
CID 10 K04 Doenças da polpa e dos tecidos periapicais – Doenças CID-10.
Refere-se a uma massa de tecido de granulação cronicamente inflamado no ápice de um dente desvitalizado, que pode ter origem de um abscesso periapical, ou desenvolver-se como uma alteração periapical inicial; ainda essas lesões podem dar origem aos cistos periapicais ou sofrerem exacerbações agudas com a formação de ...
A pulpite pode acontecer devido a presença de cáries dentária, pancadas na boca ou ser consequência do bruxismo, por exemplo, sendo importante que o diagnóstico seja feito pelo dentista para que seja possível iniciar o tratamento mais adequado de acordo com a causa e, assim, evitar a formação de abscesso dentário.
As principais vias de acesso para as bactérias alcançarem o tecido pulpar são os túbulos dentinários e a própria exposição pulpar. Entretanto a infecção retrograda, a partir do periodonto ou pela anacorese hematogênica também foram citadas como possíveis vias de acesso para microrganismos (Siqueira Jr et al. ,1996).
Embora uma cárie possa levar entre 2 e 3 anos a penetrar no esmalte, num só ano pode passar da dentina à polpa e inclusive afectar uma área muito maior. Por isso, a cárie da raiz que se inicia na dentina pode destruir em pouco tempo grande parte da estrutura do dente.
A polpa apresenta as seguintes funções: formativa, nutritiva, defensiva, sensitiva e reguladora do aporte sanguíneo e da pressão intrapulpar. A dor pulpar é uma das principais características da resposta inflamatória, sendo por isso crucial no diagnóstico da lesão pulpar.
A polpa do dente ("nervo", células, vasos sanguíneos que ficam dentro do dente) pode ficar inflamada e isso causa dor. Ocorre por exemplo quando o dente tem uma cárie muito grande ou sofreu um trauma. A dor também pode vir quando um dente tem a polpa necrosada (o "nervo" morreu).