A pesquisa básica, também conhecida como pesquisa pura ou pesquisa fundamental, é uma pesquisa científica focada na melhoria das teorias científicas.
Por convenção, chamamos de ciência pura, fundamental ou básica, aquela que tem por objetivo o conhecimento em si à parte da sua utilidade. Ela procura descrever elementos básicos da natureza, tais como a estrutura das partículas fundamentais e as leis que as governam.
28 apud, Marconi; Lakatos, 2017, p. 01) vai além: para ele, a pesquisa é um “procedimento reflexivo metódico, controlado e crítico, que permite descobrir novos acontecimentos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento”.
O questionário, segundo Gil (1999, p. 128), pode ser definido “como a técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas etc.”.
Na seção anterior, você aprendeu que uma pesquisa científica pode ser classificada quanto à natureza (básica ou aplicada), aos objetivos (exploratória, descritiva e explicativo) e ao método ou abordagem (qualitativa, quantitativa ou mista).