Os disjuntores de curva C são usado onde se espera uma curto circuito de intensidade média e onde a demanda de corrente para partida de equipamentos é mediana, normalmente cargas indutivas, como motores, sistemas de comando e controle, circuitos de iluminação em geral e ligação de bobinas.
As curvas de disjuntores são definidas de acordo com a utilização, sendo o disjuntor geral sempre com a curva maior entre os disjuntores! No caso do nosso exemplo, como há disjuntores curvas B e C, o disjuntor de maior curva deve ser usado, e a maior curva é a C.
Os disjuntores de caixa moldada são aplicados principalmente em ambientes industriais, onde é exigido interrupções com alta corrente de curto circuito, também podemos encontra-los em QDC (quadro de distribuição compacto) e QGBT (quadro geral de baixa tensão) de estabelecimentos comerciais e condomínios.
O disjuntor termomagnético conhecido também como magnetotérmico, é uma junção do disjuntor térmico e magnético. Este tipo de dispositivo é muito utilizado em instalações comerciais e residenciais e suas principais funções são: ... Proteção contra curto-circuito: atua como disjuntor magnético.
O disjuntor termomagnético, conhecido também como magnetotérmico, é uma junção do disjuntor térmico e magnético, muito utilizado em instalações comerciais e residenciais.
Disjuntores Térmicos O disjuntor térmico funciona a partir de um contato em uma lâmina, que possui um determinado coeficiente de dilatação. Quando uma corrente mais alta do que o limite flui por esse contato, a lâmina aquece e começa a se deformar, até abrir o contato e interromper a corrente do circuito.
Dentro do disjuntor há uma bobina (veja nas imagens). Quando a corrente de curto circuito passa por ela, cria um campo magnético. ... Ao se mover atraído pelo magnetismo da bobina, a chapa abre o contato e desliga o circuito. Fica claro porque essa proteção é chamada de magnética.
Os disjuntores térmicos funcionam através da deformação de uma lâmina bimetálica, quando ocorre uma sobre carga e a corrente elétrica neste disjuntor é maior que a aceitável, a lâmina bimetálica se aquece por efeito joule e começa a se deformar, este deformamento age diretamente em um contato que em determinado nível ...
- Disjuntor Tripolar: É indicado para circuitos com três fases. Ex: Circuitos com motores em Sistemas trifásicos com 220 ou 380 v. A configuração de cada um destes circuitos depende da disponibilidade da rede elétrica e do projeto de cada instalação.