Exemplos: O tem um par de elétrons compartilhado igualmente pelos dois átomos de cloro, logo seu momento dipolar é igual a zero. A molécula do dióxido de carbono é linear, e as ligações entre os átomos de carbono e oxigênio são polares, porém os vetores que definem o momento dipolar se anulam e a molécula é apolar.
Resposta. Porque a molécula de CO2 possui hibridização sp, que possui geometria molecular linear, enquanto a molécula de H2O possui hibridização sp3, que possui geometria molecular tetraédrica.
A molécula de CO2 é apolar, pois ligações duplas são apolares. Os compostos NH3 e H2O apresentam moléculas polares. A molécula do composto CO2 é apolar, pois o vetor momento dipolar resultante é igual a zero. A molécula de H2O é polar, pois é angular e o átomo de O é mais eletronegativo que o de H.
trigonal plana
Resposta. Resposta: As moléculas de H2O e H2S são covalentes e possuem a mesma geometria, que é angular, e são polares. ... Isso acontece pois as moléculas de H2O interagem por Ligações de Hidrogênio, uma vez que cada molécula de H2O possui um átomo de Hidrogênio ligado a um átomo de Oxigênio.
Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar. ...
H2S é uma molécula que forma polos, devido a diferença de eletronegatividade entre o S (enxofre) e o H (hidrogênio). Logo, é uma molécula polar. Por isso, a interação intermolecular dessa substância é do tipo dipolo-dipolo.
A polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos. Se essa distribuição for simétrica, a molécula será apolar, mas se for assimétrica, sendo que uma das partes da molécula possui maior densidade eletrônica, então se trata de uma molécula polar.
Polaridade significa duas ideias ou opiniões estarem completamente opostas entre si; De que lado você está? Aí que está o problema. Pois, quando a experiência humana nos coloca diante de uma situação onde temos que aceitar ambos os lados, ficamos perdidos. É como se perdêssemos a nossa realidade, a nossa essência.