crossorigin="anonymous">
Em decorrência, ele foi para Recife, onde faleceu aos 59 anos de uma febre amarela contraída em Angola. Seu apelido “Boca do Inferno”, revela seu espírito inquieto e rebelde. Através de sua “lira maledicente”, ele denunciava toda sorte de abusos e de hipocrisia da sociedade brasileira do século XVII.
Boca do Inferno
Gregório de Matos foi um dos maiores poetas brasileiros do período do Barroco. Além de poeta, Gregório foi advogado durante o período colonial. É conhecido como o “Boca do Inferno”, sendo famoso por seus sonetos satíricos, donde ataca, muitas vezes, a sociedade baiana da época.
26 de novembro de 1696
Mais conhecido por suas obras satíricas, em que criticava os hábitos da sua época, o comportamento de alguns membros da Igreja e o modelo de vida colonial, também escreveu poemas belíssimos em que abordava questões subjetivas e religiosas, em que, com seu estilo peculiar, ajudou a difundir esta escola literária da ...
Gregório de Matos foi um dos mais conhecidos poetas da literatura feita durante o século XVII, período da cultura colonial brasileira. É também a grande expressão do movimento barroco no Brasil e o patrono da cadeira número 16 da Academia Brasileira de Letras.
No Brasil, o Barroco (1601-1768) foi inaugurado pelo livro Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira (1561-1618). No entanto, os principais autores desse estilo no país são Gregório de Matos (1636-1696) e Pe. António Vieira (1608-1697).
Principais Autores Barrocos do Brasil
Os principais autores e obras escritas no Brasil são:
As principais características da pintura renascentista são o naturalismo, a presença de inovações, muito contraste entre luz e sombra e abordar temas políticos, sociais, econômicos e artísticos.