340.
tropical
As principais dificuldades na ocupação do Goiás eram: o desconhecimento do ambiente do Goiás, os ataques indígenas e a desconfiança da Coroa Portuguesa.
O pontapé da história de Goiás se deu com a chegada dos bandeirantes, vindos de São Paulo, em busca de ouro, no final do século XVII e início do século XVIII.
1933
1744
Goiás (município)
Dom Marcos de Noronha
Em 1729, o arraial foi elevado à freguesia e o Largo da Matriz de Sant'Anna a sediar edificações de caráter definitivo, compondo a área nobre do núcleo. Em 1739, dom Luiz de Mascarenhas elevou o Arraial de Sant'Anna à categoria de vila, com o nome de Vila Boa de Goiás.
A Capitania de Goiás (na grafia arcaica Capitania de Goyaz) foi criada em 9 de maio de 1748, desmembrando-se da Capitania de São Paulo. Sua capital foi a vila de Vila Boa de Goiás, hoje chamada apenas Cidade de Goiás.
Para facilitar a administração, a aplicação da justiça e, principalmente, incentivar o povoamento e o desenvolvimento da navegação dos rios Tocantins e Araguaia, o Alvará de 18 de março de 1809 dividiu a Capitania de Goiás em duas comarcas (regiões): a Comarca do Sul e a Comarca do Norte.
A província foi muito participativa no envio de víveres ao campo de batalha, auxiliando a Guarda Nacional na guerra contra a fome. Os principais víveres enviados por Goiás foram farinha, arroz, feijão, toucinho, carne seca e outros (como rapadura e sacos de algodão).
Para Pedro, era preciso impulsionar a ocupação do Estado, direcionando os excedentes populacionais para espaços demográficos vazios na tentativa de aumentar a produção econômica. Na visão do interventor goiano, a mudança da capital era uma das alternativas que permitiria a ligação do Centro-Oeste ao sul do País.
As justificativas para a separação do norte em relação ao centro-sul de Goiás eram, para Segurado, de natureza econômica, política, administrativa e geográfica. ... Com o seu afastamento em janeiro de 1822, quando partiu para Lisboa como deputado representante de Goiás na Corte, agravou a crise interna.