Seguro-desemprego: não tem direito quem possui outro vínculo empregatício. assegurado para auxiliar na busca de um novo emprego. Mas se o trabalhador possuir dois empregos e for demitido de um deles, é excluído da indenização, de acordo com o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho.
PIS/Pasep: Libera até R$ 2.
Sou Microempreendedor e tenho a carteira assinada pela CLT, tenho que contribuir duas vezes? Caso você tenha a carteira assinada e também é um microempreendedor, SIM você terá que contribuir para os dois regimes, mesmo que na sua carteira já seja descontado o INSS, você também terá que recolher a guia do MEI.
O calculo é feito da seguinte forma: O sistema irá somar a base da empresa interna mais a base da empresa externa e irá aplicar na tabela adotando alíquotas progressivas, após pegará o valor encontrado e abaterá o valor lançado de INSS da empresa externa.
Como o salário-de-contribuição do segurado é a soma de todos os valores recebidos no mês, caso o segurado trabalhe para mais de um empregador/contratante, seu salário-de-contribuição será a soma do que receber em cada um deles.
Como Calcular a Proporcionalidade do Desconto de INSS de Folha e de Férias na Folha Mensal
No entanto, se você contribui como segurado facultativo, você pode sim parar de pagar o INSS, pois as suas contribuições são, como o próprio nome diz, facultativas (opcionais). Para entender melhor, leia meu artigo: “Segurado Facultativo do INSS – uma opção para quem não trabalha, mas quer aposentar-se no futuro”.
Qual a porcentagem de desconto do INSS sobre o salário?
Empregador só pode descontar salário de funcionário valores relativos a danos quando houver prova de culpa ou dolo. O empregador só pode descontar do salário de um funcionário valores relativos a danos causados por ele quando houver prova de culpa ou dolo.