crossorigin="anonymous">
Na fatoração por fator comum em evidência, utilizamos a idéia de fazer grupos de polinômios, ao fatorar escrevemos a expressão na forma de produto de expressões mais simples. O polinômio x² + 2x possui forma fatorada, veja: ... Concluímos que x (x + 2) é a forma fatorada do polinômio x² + 2x.
Oie, Td Bom?! Fator comum do polinômio: 8xy.
Veja as fórmulas referentes ao fator de multiplicação.
Basta multiplicarmos seu preço antigo por 1,20 pois 100% + 20% é igual a 120% = 1,20. Neste caso 1,20 é denominado fator de aumento. Se o preço de uma mercadoria deve ser diminuído em 20%, o fator multiplicador é 0,80, pois 100% menos 20% é igual a 80%. Logo 0,80 é chamado fator de desconto (ou redução).
Portanto, para calcular o fator R do mês, você deve fazer o seguinte:
Fator R = Folha de pagamento/Receita bruta
Como calcular o Fator R do Simples Nacional
No primeiro mês de atividade, será utilizada como receita bruta total acumulada, a receita do próprio mês de apuração multiplicada por doze (RBT12 proporcionalizada). Da mesma forma, a folha de salários será proporcionalizada, ou seja, a folha do próprio mês de apuração multiplicada por 12 (FS12 proporcionalizada).
Considera-se folha de salários, incluídos os encargos, o montante pago nos últimos 12 (doze) meses anteriores ao do período de apuração, a título de salários, retiradas de pró- labore, acrescidos do montante efetivamente recolhido a título de contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social e para o ...
Com base na segunda faixa de faturamento calcularemos a alíquota efetiva:
Veja como fica o cálculo se o fizer passo a passo:
Como calcular o RBT12 para empresas iniciantes:
2) Resposta:
Como calcular o RBT12 para empresas iniciantes:
Sendo assim, o cálculo é:
O RBT12 compõe a maneira de calcular o imposto que deve ser pago por quem é ME e EPP. Ele nada mais é do que a receita bruta acumulada por você nos últimos doze meses. Se sua empresa ainda não tem doze meses de atividade para saber o valor do RBT12 deve ser feita uma projeção a partir da receita bruta do primeiro mês.
PA = Período de apuração; RBT12 = Receita Bruta dos últimos 12 meses exclusive o mês do Período de Apuração (PA); RBA = Receita Bruta Acumulada de janeiro até o mês do PA inclusive.
A pessoa jurídica optante pelo Simples Nacional que ultrapassar o sublimite em mais de 20% será desenquadrada do Simples Nacional para fins de recolhimento do ICMS ou do ISS. Neste caso, as notas fiscais de saídas serão emitidas com o débito do ICMS destacado em campos próprios.
Ele nada mais é do que a receita bruta acumulada por você nos últimos doze meses. ... Se sua empresa ainda não tem doze meses de atividade para saber o valor do RBT12 deve ser feita uma projeção a partir da receita bruta do primeiro mês.
Aplicando a fórmula “Alíquota Efetiva = (RTB12xALÍQ-PD)/RTB12“ temos: Alíquota Efetiva = 1.x 10,70% – = / 1.= 9,01%. Portanto, a alíquota efetiva para fins de cálculo do Simples Nacional é 9,01%.
DAS nada mais é do que a sigla que dá nome à guia de impostos do Simples. Significa Documento de Arrecadação do Simples Nacional. É a taxa de recolhimento para o regime, que unifica o pagamento de vários impostos. São eles: IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI, ISS e Contribuição Previdenciária.
As empresas optantes pelo Simples Nacional são dispensadas da entrega de uma série de declarações acessórias, como, a exemplo, a DIPJ, DCTF, DACON, EFD – Contribuições e ECD – Escrituração Contábil Digital. No entanto, há uma série de obrigações mensais e anuais a serem cumpridas.
Para saber o valor da alíquota do Simples Nacional para a sua empresa é preciso saber em qual anexo ela se encaixa. Os anexos do Simples Nacional são os agrupamentos dos negócios por segmento, como áreas de atuação. Por exemplo: indústrias, serviços de reparo e manutenção, comércio etc.
Vencimento do Simples Nacional O DAS é apurado mensalmente e vence no dia 20 do mês seguinte ao período de apuração, prorrogando-se para o primeiro dia útil se esta data cair em sábado, domingo ou feriado).
A data de vencimento, que originalmente seria 20 de fevereiro de 2021, passa a ser 26 de fevereiro. A medida tem como objetivo atender os contribuintes que fizeram a opção pelo Simples Nacional até esta sexta-feira (29), último dia do prazo; para que possam regularizar as pendências a tempo e ter a opção aprovada.
dia 20 de cada mês