Pré-cambriano é a denominação da maior divisão no tempo geológico da Terra. Corresponde ao conjunto dos éons Proterozoico, Arqueano e Hadeano. Antecede o éon Fanerozoico. ... Somente no fim do Pré-cambriano, os organismos multicelulares evoluíram e houve o desenvolvimento da divisão sexual.
Durante o Pré-Cambriano, foi um conjunto de modificações que proporcionou diversas características do planeta Terra, como a formação dos oceanos, da lua, de muitos minerais, de sua oxigenação, da formação de algumas vidas multicelulares e das placas tectônicas.
Era Mesozóica
No final do período Cretáceo ocorreu a extinção dos dinossauros e de diversas outras espécies de animais e plantas.
No processo de resfriamento a Terra expeliu uma grande quantidade de gases (nitrogênio, oxigênio) e vapores de água. A partir desses elementos formou-se a atmosfera que proporcionou a ocorrência das primeiras precipitações, com a acumulação de água da chuva surgiu os oceanos primitivos.
Atualmente as geleiras ocupam 10% da área total do planeta e a maioria está localizada nas regiões polares como a Antártida e a Groenlândia, mas nem sempre foi assim. Nos períodos glaciais o gelo cobria cerca de 32% da terra e 30% dos oceanos.
Considera-se que ela começou há 100 mil anos e terminou há 12 mil. Essa glaciação foi a última acontecida na Terra, e com ela se considera terminado o período Pleistoceno e as denominadas "glaciações antropológicas" por cientistas, devido ao fato de terem sido usadas para a travessia do homem para a América do Norte.