O coração é um grande órgão muscular do sistema cardiovascular que é constituído de quatro diferentes camadas, que são, de fora para dentro:
1) Nestes estágios, o coração irá se apresentar como uma grande cavidade. Você poderá observar um envoltório externo, o Epimiocárdio, e uma camada fina interna denominada Endocárdio.
As paredes do coração são constituídas por três camadas distintas, sendo a camada mais externa o epicárdio. A camada média espessa é o miocárdio, constituído por tecido muscular cardíaco que se contrai causando compressão nas câmaras cardíacas e, consequentemente, ejeção de sangue.
O coração é um órgão formado, principalmente, por tecido muscular estriado cardíaco, o qual se caracteriza por apresentar contração involuntária.
a função do coração é bombear sangue e o principal tecido que compõe esse órgão é o miocárdio.
É formado por um aglomerado de células fusiformes que não possuem estrias transversais. Apresenta um núcleo central (uninucleadas), coloração pálida (esbranquiçada).
As chamamos de miócitos cardíacos. Estas são as células do músculo cardíaco, e estas são as células que o contraem. Se usarmos um microscópio, veremos que elas são assim, com proteínas por dentro.
O tecido muscular é um tecido de origem mesodérmica caracterizado pela presença de células alongadas, denominadas de fibras musculares ou miócitos, com um citoplasma rico em fibras proteicas, que conferem a esse tecido a capacidade de contração.
As células dos tecidos musculares, denominadas fibras musculares ou miócitos, são alongadas, possuem tecido conjuntivo associado e são caracterizadas por terem em seu citoplasma grande quantidade de filamentos proteicos de actina e miosina (as chamadas miofibrilas; o prefixo mio-, do latim, se refere a músculo), que ...
Movimento voluntário é o tipo de movimento que depende da nossa vontade. Em sentido oposto, o movimento involuntário é o movimento que efetuamos independentemente da nossa vontade, como nos reflexos por exemplo. O movimento voluntário é feito a partir de uma tomada de decisão.
Já os ossos e articulações são os elementos passivos do movimento, melhor dizendo, são os elementos secundários do movimento e ativados através do elemento primário, o músculo. Você sabia? Que os músculos não só geram os movimentos (dinâmica), mas também mantém unidos os ossos na posição estática e nas posturas.
Os músculos são os órgãos ativos do movimento. São eles dotados da capacidade de contrair-se e de relaxar-se, e, em consequência, transmitem os seus movimentos aos ossos sobre os quais se inserem, os quais formam o sistema passivo do aparelho locomotor.