crossorigin="anonymous">
O período fetal, que começa no terceiro mês de gestação, é marcado pelo desenvolvimento do esqueleto, das costelas e dos dedos de mãos e pés. Todos os órgãos internos se formam até o fim do mês, quando o feto mede 14 cm. Nessa fase, o bebê mede cerca de 16 cm e começa a se movimentar, sugar e engolir.
Seu neném está começando a ter suas impressões digitais formadas. E as pálpebras já começam lentamente a se abrir. O aparelho digestivo, nessa fase, trabalha normalmente. E o intestino grosso já funciona e é por ele que passa uma parte do líquido amniótico, que o feto está engolindo.
A fecundação ocorre ao fim da segunda semana. O ovo ou zigoto, como o óvulo fecundado é denominado, passa a se dividir em milhares de células enquanto se dirige ao útero que se prepara para recebê-lo, tornando-se mais espeso. Aqui começa a trajetória do bebê dentro da barriga da mãe.
O embrião está com cerca de 4 a 5 mm de comprimento cabeça-nádegas. O cordão umbilical está formado. O coração tem 4 câmaras, os rins estão se formando e o cérebro está se dividindo em dois hemisférios.
Tamanho do bebê O embrião ainda é muito pequeno, medindo , aproximadamente 0,15 mm, sendo menor que uma semente de chia.
A implantação embrionária é o evento que marca o início da gravidez em si. Também chamada de nidação ou fixação, a implantação embrionária deve acontecer entre 5 e 7 dias após a fusão dos pronúcleos dos gametas masculino e feminino, tanto na concepção natural quanto na reprodução assistida.
Como saber se houve fecundação
Geralmente este período se estende de 3 a 4 dias após a relação sexual. "Caso no momento da relação sexual a mulher estiver ovulando, a fecundação pode acontecer em cerca de 2 horas, que é o tempo que os espermatozóides levam para chegar às trompas e penetrar no óvulo", explica a especialista.
Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:
Podemos afirmar que quando o óvulo não é fecundado no útero de uma mulher, essa estrutura celular que é o gameta feminino se desfaz e assim ocorre a menstruação. Na ocasião na qual o óvulo não é fecundado pelo espermatozoide, ele se desfaz, originando a menstruação sendo então eliminado pelo canal vaginal.
O evento principal ocorre no início da terceira semana. O óvulo, já fecundado, viaja até o útero. Nesta etapa é um zigoto, um conjunto de celular que se divide rapidamente. O útero se prepara para receber o óvulo fertilizado engrossando-se (isto ocorre todos os meses nos quais há ovulação).
O tempo de vida do óvulo é de aproximadamente 24 horas depois de ser liberado do ovário, já o espermatozoide dura até 72 horas dentro do corpo da mulher.
Muitas mulheres nem percebem, mas o colo do útero, que fica no começo da nossa cavidade pélvica, sofre algumas alterações durante o período de ovulação. Ele se torna mais aberto e macio, além de ficar mais molhado por causa das secreções vaginais.
Útero: Fase Proliferativa Isso é chamado de fase proliferativa porque o endométrio (tecido do útero) se torna mais grosso, mais espesso. O endométrio é mais fino durante a menstruação, e engrossa através dessa fase até a ovulação ocorrer (9).
Assim, se você quer sentir o seu colo do útero, deverá inserir o dedo indicador na vagina. Perceba que a vagina tem uma estrutura rugosa e ao final dela você irá sentir uma bolinha bem lisinha e com um furinho no meio, isso é o colo do seu útero. E é por esse furinho que sai a menstruação e o bebê.
Para se obter as amostras celulares, o ginecologista introduz na vagina um instrumento chamado espéculo, conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato. O espéculo permite a visualização do canal vaginal e do colo do útero.
O útero é um órgão muscular que fica dentro da pelve, entre a bexiga e o reto. Numa mulher não grávida, tem a forma de pêra de cabeça para baixo e tem o tamanho de um punho. Ele é composto pelo fundo do útero (parte em forma de cúpula), corpo (maior porção central afilada) e o colo do útero (abertura na vagina).
O colo do útero começa a afinar, quando o bebê passa a descer pelo canal cervical. A cabeça faz pressão para a dilatação do útero para a passagem do bebê. Podemos considerar o colo do útero apagado como as primeiras fases da dilatação para o parto.
Algumas formas de acelerar o trabalho de parto, incluem:
O que causa um colo do útero curto? A principal causa de um colo do útero curto durante a gravidez é a insuficiência cervical (ou incompetência istmocervical). Durante a gravidez, o bebê cresce e se torna mais pesado, pressionando o colo do útero.
boa hora!
Como acelerar a dilatação no parto normal?
E aumentar as chances de um parto normal; hábitos e atividades podem ser decisivos neste momento. Saiba mais!
Soluções naturais para antecipar o parto
O que fazer para ajudar a entrar em trabalho de parto?
Parto da cadela passo a passo