Definição : Número de óbitos pela causa específica, expresso por 100 mil habitantes, ocorridos em determinado local e período.
Resposta: O indicador estima o risco de morte por neoplasias malignas e dimensiona a sua magnitude como problema de saúde pública. Corresponde ao número de óbitos por neoplasias malignas, por 100 mil habitantes, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Resposta: Neoplasia é um tumor causado pelo aumento do número de células. Frequentemente, o termo tumor é usado como sinônimo de neoplasia. Segundo relatório do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a neoplasia é um tumor que ocorre devido a um aumento anormal do número de células.
Cobertura - Medem o grau de utilização dos meios oferecidos pelo setor público e pelo setor privado para atender às necessidades de saúde da população na área geográfica referida.
Os indicadores de saúde são usados como ferramenta para identificar, monitorar, avaliar ações e subsidiar as decisões do gestor. Através deles é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências.
No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.