A codependência é um transtorno emocional que caracteriza-se por uma dependência excessiva de um indivíduo em relação a outro. Pode-se dizer também que é uma prisão, onde o individuo suporta qualquer tipo de comportamento e suas consequências, sem perceber que está abrindo mão de sua própria vida e de seus sonhos.
Um indivíduo codependente é aquele que usa a dependência que os outros têm nele para se sentir amado e seguro, tanto consigo como em um relacionamento. ... Logo, a filha de mãe narcisista é codependente quando usa a dependência (emocional, psicológica, financeira etc.)
1. Amor é entrega, dependência é egoísmo. Quando você ama, você se concentra em fazer a outra pessoa feliz. ... A pessoa dependente emocional, ao contrário, concentra-se no modo como o parceiro a deixa feliz, estabelece um relacionamento egoísta porque se entrega, mas apenas para receber algo em troca.
Uma pessoa que é emocionalmente dependente sente muito medo de errar e ser rejeitada por seus erros. Por isso, ela não se sente capaz de tomar decisões ou fazer qualquer coisa sozinha. Este é um traço muito comum em pessoas que foram superprotegidas durante a infância e cresceram dependendo de outras pessoas.
Codependência é um termo da área de saúde usado para se referir à pessoas fortemente ligadas emocionalmente a uma pessoa adicta, ou seja, dependente de drogas.
O dependente acha que está sempre certo e que os demais é que estão enganados sobre sua situação atual. Inquietação: O vício pela droga altera a maneira como funciona a mente de um dependente químico. Com isso, ele não consegue esconder a inquietação quando fica sem a substância pela qual é dependente.
Como ajudar um dependente químico na família?
Do ponto de vista individual-emocional, a adicção pode ser vista como uma busca narcisista de prazer. O desejo e o prazer com a droga substituem todos os outros desejos e prazeres e sua busca é marcada pela impulsividade e pela urgência da satisfação.
Um adicto é simplesmente uma pessoa cuja vida é controlada pelas drogas. Talvez você admita que tenha problema com drogas, mas não se considere um adicto. Todos nós temos idéias preconcebidas sobre o que é um adicto. Não há nada de vergonhoso em ser um adicto, desde que você comece a agir positivamente.
Marido Dependente Químico
Importância da família no tratamento do dependente químico A família do adicto se constitui como um suporte e apoio muito importante em seu restabelecimento e recuperação, pois é nela que eles conseguem encontrar conforto, confiança e motivação para seguir em frente no seu tratamento.
O dependente químico será orientado a buscar adquirir novos hábitos saudáveis, os quais serão substitutos dos velhos costumes nocivos. Atividades como práticas esportivas, hobbies, dedicação ao trabalho e estudos são instrumentos eficazes para modificar o estilo de vida e evitar recaídas.
Incluindo o viciado, há seis papéis familiares no vício que são usados para entender como a família funciona em torno do abusador de substâncias. As famílias de viciados em drogas incluem “o facilitador”, “o mascote”, “o herói”, “o bode expiatório”, “a criança perdida” e “o viciado”.
Se você é amigo, ou conhecido da pessoa, faça uma intervenção. Converse com o a pessoa que sofre da adicção, escutar é um processo maravilhoso. Tudo o que ela sente, as vezes isso, faz até com que ela não procure entrar no processo de recaída naquele dia. Mas ao mesmo tempo você não pode carregar esse fardo sozinho.
Quando alguém luta contra o vício, isso pode ter sérios efeitos negativos no relacionamento com a família, amigos e colegas de trabalho....Use a Compaixão
A dependência em jogos funciona como todo e qualquer vício, a dinâmica é a mesma. O tratamento indicado seria a psicoterapia e/ou psicofármaco (uso de medicamentos) se necessário. É importante que a pessoa procure fazer uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra para combinar o tratamento. Tratamento Psicoterápica.
Mas pense: você está tentando salvar uma vida. Mas só converse quando a pessoa estiver sóbria. Expresse sua preocupação de uma forma honesta e carinhosa. Fale sobre o efeito que a bebida ou outra droga tem produzido sobre qualquer coisa que o dependente gosta, podendo ser filhos, profissão, saúde física, esportes.
Se você passa por isso, confira 6 dicas para ajudá-lo a se libertar do vício:
Como posso ajudar um dependente químico que não quer ajuda?
Devido à busca desenfreada pelo prazer que a droga proporciona e desencadeia no organismo, os usuários podem agir com agressividade ou até mesmo cometer loucuras, causadas tanto pela reação quanto pela síndrome de abstinência que sofrem.
Então, ajudar seu filho a criar o hábito de brincar é uma forma de tirar o “peso” dos eletrônicos do dia a dia dele. Tenha brincadeiras para sugerir quando ele estiver entediado. Valorize momentos sem fazer nada como uma oportunidade para seu filho criar, crescer e aprender a viver consigo mesmo.