O estudo da economia é fundamental para a vida financeira das pessoas, dos negócios e dos investidores. Entender a dinâmica desse importante mecanismo é fundamental para a tomada de decisões inteligentes e antecipadas.
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. ... Macroeconomia e microeconomia são as principais divisões da ciência econômica.
Economia e Finanças A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.
Macroeconomia é o ramo da teoria econômica que estuda a ação e influência de atores globais como as empresas, conglomerados e países na economia mundial. Para realizar suas análises, a Macroeconomia utiliza os indicadores econômicos globais como o PBI, o PNB, entre outros.
O estudo dos fatores macroeconômicos permite que os economistas façam deduções em relação ao estado da economia, bem como às tendências econômicas com base nos sinais desses fatores. Por exemplo, um aumento no PIB poderia ser um gatilho para a inflação e outros efeitos econômicos relacionados.
A macroeconomia pode ser definida como um ramo do campo da economia que estuda como os fatores que circundam essa conjuntura agregada se comportam.
Entende-se por variáveis econômicas todos aqueles fatores que de certa forma podem ser medidos e que influenciam economicamente o comportamento do mercado, tanto de forma positiva quanto negativa.
A Microeconomia é a área que estuda o comportamento do econômico de cada grupo ou setor individualmente, como famílias, empresas, consumidores etc. Esse estudo permite analisar a tomada de decisão desses grupos, bem como sua relação com o uso dos recursos, preços, bens e serviços.
A microeconomia é o ramo da economia que analisa a economia em menor escala e lida com entidades específicas, como empresas, famílias e indivíduos. Já a macroeconomia analisa a economia em um sentido amplo, lidando com fatores que afetam a economia nacional, regional ou global como um todo.
A Microeconomia, também conhecida como a "teoria dos preços", analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos.
A Macroeconomia se ocupa com o estudo do funcionamento global da economia de um país, enquanto que a microeconomia se ocupa com o estudo de cada ator econômico, de forma individual (específica).