O número atômico é representado pela letra Z e indica o número de prótons (p) existentes no núcleo do átomo. Esta grandeza é característica de cada elemento químico.
A carga nuclear efetiva é a carga sofrida por um elétron em um átomo polieletrônico. A carga nuclear efetiva não é igual à carga no núcleo devido ao efeito dos elétrons internos.
O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. 2. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). Obs.: como os átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons.
Logo, o número de nêutron é o resultado da diminuição do número atômico (Z) e do número da massa (A). Assim, a fórmula segue da seguinte maneira: n = A – Z. Dessa forma, o que pode ser observado é que o número atômico é determinado pelo número de prótons.
Verificado por especialistas. A massa de um átomo de cálcio é 40.
Exemplo 2: O elemento cálcio possui número atômico 20 e número de massa igual a 40. Quantos nêutrons possui este átomo? Resposta: Existem 20 nêutrons no núcleo do átomo de cálcio. Obs.: O número de massa não é uma massa, mas, serve apenas para indicar a quantidade de partículas do átomo cuja massa é relevante.
São dados os atomos A,B e C: *A:numero atomico 20 e tem 21 neutrons. *B:numero de massa 40 e 22 neutrons. *C:20 protons e 20 neutons. Pertencem ao mesmo elemento quimico os atomos.
O número atômico é igual a 26 , pois o íon perdeu +3 elétrons. O número de massa é igual a 56, pois 26+30 = 56. O elemento atômico é o Ferro(Fe).