Para calcular a constante solar, basta dividir o fluxo de energia que o Sol emite pela proporção de áreas entre a superfície do Sol.
A constante solar, Fsol, é o fluxo de radiação luminosa do Sol recebido aqui na Terra. Tem dimensões de energia por unidade de área e por unidade de tempo. Por exemplo, podemos exprimí-la em J/m2/s ou, simplesmente, W/m2. Seu valor, se medido fora da atmosfera da Terra e com um detetor perfeito, seria Fsol = 1390 W/m2.
Para medir a radiação, ele se baseia na diferença entre a temperatura de uma superfície branca e a temperatura de uma superfície preta. Essa diferença de temperatura entre as superfícies permite que o equipamento faça a medição da incidência solar por meio do potencial gerado num componente chamado termopilha.
Radiação solar é a designação dada à energia radiante emitida pelo Sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiação electromagnética.
Separada em três grupos, a radiação solar é classificada de acordo com a intensidade e os comprimentos da onda, visível ultravioleta e infravermelha.
A radiação solar é a energia radiante emitida no espaço interplanetário do sol. Essa radiação é gerada a partir de reações de fusão nuclear que ocorrem no núcleo solar. ... A radiação eletromagnética se propaga no espaço à velocidade da luz.
O piranômetro é o instrumento padrão para medida de intensidade da radiação solar que atinge uma superfície horizontal. ... Um piranômetro pode ser ligado eletronicamente a um traçador de gráfico que registra continuamente a insolação, ou a saída pode ser gravada sobre uma fita magnética.
O Sol é a fonte de energia que controla a circulação da atmosfera. A energia solar não é distribuída igualmente sobre a Terra. ... Esta distribuição desigual é responsável pelas correntes oceânicas e pelos ventos que, transportando calor dos trópicos para os pólos, procuram atingir um balanço de energia.
Embora a atmosfera seja muito transparente à radiação solar incidente, somente em torno de 25% penetra diretamente na superfície da Terra sem nenhuma interferência da atmosfera, constituindo a insolação direta. ... A insolação difusa é constituída de radiação solar que é espalhada ou refletida de volta para a Terra.
A energia radiante solar é de novo filtrada pelas águas superficiais do oceano. Nos primeiros 10 cm de água, mesmo pura, virtualmente toda a radiação infravermelha absorvida é convertida em energia interna (energia calorífica...).
Portanto grande parte da energia solar que chega ao topo da atmosfera acaba chegando à superfície. A porcentagem da energia solar recebida no topo da atmosfera que é refletida de volta para o espaço é chamada de albedo atmosférico (cerca de 30% da energia solar incidente é devolvida ao espaço neste processo).
Como radiação solar chega à superfície da Terra Uma parte da radiação é refletida para o espaço pelas camadas mais altas da atmosfera. Outra parte é absorvida pelos gases responsáveis pelo efeito estufa: vapor d agua, gás carbônico, metano etc. Ao solo, chega somente 47% da radiação que penetrou na alta atmosfera.
Raios ultravioleta - Presentes na luz do sol, raios UV podem ser nocivos. A radiação emitida pelo sol é composta por ondas eletromagnéticas de diversos comprimentos. Ao conjunto dessas ondas é dado o nome de espectro luminoso.
Densidade do corpo – para materiais que diferem em densidades (em unidade de volume), um material de maior densidade é mais absorvente do que um de menor densidade, permanecendo os demais fatores. Por exemplo, uma mesma quantidade de água absorverá mais raios X do que o vapor porque a densidade do segundo é menor.
a radiação solar fornece anualmente para a atmosfera terrestre 1,5 x 1018 kWh de energia, a qual, para além de suportar a vasta maioria das cadeias tróficas, sendo assim o verdadeiro sustentáculo da vida na terra, é a principal responsável pela dinâmica da atmosfera terrestre e pelas características climáticas do ...
Albedo é a quantidade de energia refletida por uma superfície. Pode-se afirmar que quanto mais clara for a superfície, maior será o albedo, enquanto se a superfície for escura, a absorção será maior e, portanto, o albedo menor.
Processo de absorção e reflexão pelas nuvens. ... Em geral, as nuvens absorvem pouca energia, porém pode refletir até 90% dos raios solares, este fenômeno é comum em dias de grande nebulosidade em que o balanço de radiação solar que chega a superfície terrestre sofre redução considerável.
No entanto, para a radiação térmica, ele se comporta como um espelho metálico não emissor (refletindo o céu azul escuro, como mostrado no termógrafo à direita) e evita que a energia solar absorvida seja irradiada e perdida. ...
Absorção ocorre quando um corpo escuro, iluminado por alguma fonte, absorve todas as cores e reflete a luz de sua própria cor. Exemplo: Um corpo vermelho, iluminado por uma luz branca, absorve todas as cores e reflete o vermelho.
O pico de intensidade de emissão da luz visível produzida pelo sol fica entre o verde e o azul, isto é, a maior intensidade de radiação visível encontra-se na faixa dos 500 nm de comprimento de onda (500.
No mar, o ponto de maior incidência do Sol foi localizado no oceano Pacífico, ao sul do Havaí e a leste de Kiribati. Em terra, uma área do deserto do Saara no Níger, perto das ruínas de um forte colonial em Agadem, foi o lugar com menor cobertura de nuvens.
Juntamente com o oxigênio e o ozônio, o vapor d'água representa a maior parte dos 19% da radiação solar que são absorvidos na atmosfera. Ele é responsável pela maior parte da absorção da radiação solar na faixa do infravermelho. Este fenômeno ocorre na troposfera que é onde existe a maior concentração do vapor d'água.
Radiação infravermelha
Os dois tipos de energia solar mais conhecidos são a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica. A energia fotovoltaica gera energia elétrica diretamente dos raios solares. Já a energia solar térmica (conhecida como “Aquecedor solar”) utiliza o calor do sol para aquecer líquidos.
As medidas mostram que cada metro quadrado na Terra recebe do Sol uma potência (energia/segundo) de 1400 watts, isto é, a potência de 14 lâmpadas de 100 watts. Por essa potência recebida na Terra, determina-se a luminosidade do Sol em 4 x 1026 watts, ou 4 x 1033 ergs/s.
Pelo tipo de radiação
Segundo ele, os elementos na natureza emitem três tipos de radiação: alfa, beta e ondas eletromagnéticas gama.
Radiação são variados tipos de energia na forma de partículas ou de ondas eletromagnéticas que se deslocam no espaço. ... São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.
Por se tratar de uma radiação eletromagnética, os raios gama não apresentam carga elétrica nem massa. Por não serem dotados de carga elétrica, os raios gama não podem ser defletidos por campos elétricos e magnéticos.
Radiações não ionizante possuem relativamente baixa energia. De fato, radiações não ionizantes estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns de radiações não ionizantes.