Como tomar a L-carnitina? A maioria dos suplementos de L-carnitina indica a ingestão diária de 2 a 6 g da substância por dia em qualquer horário, inclusive, junto às refeições que incluam carboidrato. Isso porque a substância depende da insulina para ser melhor absorvida pelos músculos.
Tabela de Comparação das Melhores L-Carnitina
A L-Carnitina deve ser ingerida de estômago vazio, por isso o horário ideal para tomar o suplemento é pela manhã, antes da primeira refeição do dia. Outra dica importante sobre como tomar a L-Carnitina é não consumir a substância à noite, principalmente antes de dormir.
Contraindicações e possíveis efeito colaterais. L-Carnitina está contraindicado para pessoas com IMC muito baixo, com pouca taxa de gordura ou problemas cardíacos. Alguns dos efeitos colaterais que podem ser provocados pela L-carnitina são náuseas, vômitos, diarréia, dor abdominal e dores musculares.
A acetil L-carnitina comparte com a L-carnitina a capacidade de transportar os ácidos gordos de cadeia longa ao interior das mitocôndrias, mas se diferencia dela em que uma vez no interior da mitocôndria, pode doar o seu grupo acetil que é utilizado no ciclo de Krebs para obter energia.
A Creatina é o suplemento nutricional com maior número de evidências científicas comprovando sua eficácia e também segurança. Acaba sendo contraindicada em casos específicos de problemas renais, não sendo contraindicada para pacientes hipertensos, quando tratados adequadamente.
Bom para pessoas com insuficiência cardíaca: A suplementação com creatina poderia ser benéfica para pacientes com insuficiência cardíaca, porque ela poderia melhorar a força muscular cardíaca, peso corporal e até mesmo a resistência.
Antes de qualquer decisão, lembre-se que a creatina existe em dois formatos: em pó ou em cápsulas. A creatina em pó apresenta o melhor custo-benefício, já que pode durar mais do que a creatina em cápsulas. No entanto, a creatina em cápsulas é mais prática que a creatina em pó.