EQST

O Que Carne Riispoa?

O que é carne Riispoa?

Carnes Vermelhas = bovino, búfalo, ovinos, caprinos, suínos, equídeos e coelhos. ... RIISPOA: Carne de açougue são as massas musculares maturadas e demais tecidos que as acompanham, incluindo ou não a base óssea correspondente, procedentes de animais abatidos sob inspeção veterinária.

Quais as principais doenças e contaminações que condenam uma carcaça em frigoríficos?

Destas, destacam-se a presença de abcessos (41,94%), caquexia (22,78%), icterícia (14,16%), enterite (8,61%), contusão 5,28%, contaminação (2,78%) e pneumonia (2,78%) das carcaças.

O que significa aproveitamento condicional de carcaça de aves?

A novidade é o aproveitamento condicional (tratamento pelo calor), não previsto até então. Para tal, deve existir sistema de pré-resfriamento em separado. Se não houver, será tratado como condenação total. Slide para explicar as possíveis causas/ origens dos problemas identificados na linha de inspeção.

O que é aproveitamento condicional?

Parágrafo único - Nos casos de contusão localizada, o aproveitamento deve ser condicional (salga, salsicharia ou conserva) a juízo da Inspeção Federal, depois de removidas e condenadas as partes atingidas.

Como carcaças bovinas podem conduzir contaminação de origem química aos consumidores?

A contaminação da carcaça bovina pode ocorrer durante o abate. O trato gastrointestinal dos bovinos funciona como um reservatório deste microrganismo. A Escherichia coli predomina na microbiota anaeróbica facultativa do trato gastrointestinal dos humanos e dos animais de sangue quente, como os bovinos (FORSYTHE, 2002).

Quais os principais fatores que influenciam na maciez da carne?

Dentre os fatores que influenciam a maciez da carne, podem ser destacados a genética, a raça, a idade ao abate, o sexo, a alimentação, o uso de agentes hormonais (β-adrenérgicos) e os tratamentos post-mortem. A qualida- de final da carne é resultante de tudo o que aconteceu com o animal durante toda a cadeia produtiva.

Quais fatores influenciam na composição da carne?

5 fatores que influenciam a qualidade da carne bovina

  • Idade. O primeiro fator a ser observado é a precocidade com que o animal atinge a puberdade, isto é, diminuição da taxa de crescimento muscular e aumento significativo da deposição de gordura na carcaça. ...
  • Estresse. ...
  • Fatores Nutricionais. ...
  • Sexo. ...
  • Transporte.

Quais fatores influenciam na qualidade da carne?

Os parâmetros de qualidade da carne bovina estão associados à quantidade e distribuição de gordura e à cor, para produto fresco, e à maciez, sabor, aroma e suculência, quando produto pronto para consumo.

O que é uma carne de qualidade?

A qualidade de carne pode ser definida como um conjunto de atributos que satisfaçam o consumidor ou até mesmo, superem suas expectativas iniciais. ... Neste caso, podemos denominar de qualidade óbvia, onde a ausência deixa insatisfeito o consumidor e a presença não é mais que obrigação do fornecedor.

Qual a influência da genética sobre a qualidade da carne bovina?

Numerosas pesquisas têm demonstrado que a composição genética dos animais é o fator intrínseco que mais afeta a qualidade da carne bovina, e a sua composição de ácidos graxos. ... Trabalhos desenvolvidos recentemente demonstram que o DNA mitocondrial pode ser outro importante fator que afeta a qualidade da carne.

Como o Bem-estar humanitário influencia na qualidade da carne bovina destinada ao consumidor?

Para promover o bem-estar animal é necessário o princípio das 5 liberdades: Nutricional – Manter os animais livres de sede, fome e desnutrição. Ambiental – Manter os animais livres de desconforto. Sanitária – Manter os animais livres de dor, injúria e doenças.

Como ocorre o rigor mortis e que importância tem o pH Nesse contexto visando a qualidade da carne?

Durante as horas que se seguem ao abate, inicia-se o endurecimento dos músculos conhecido como rigidez cadavérica ou rigor mortis. ... O ácido lático não tem como ser retirado do músculo, e o baixo pH faz com que a actina e a miosina se unam, formando a actomiosina de forma irreversível.

Qual é o pH ideal da carne bovina?

8 a 6

Qual a influência do estresse do animal nas características da qualidade da carne?

As condições de estresse em que o bovino se encontra antes do abate refletirão na qualidade final da carne devido ao pH final atingido. ... Além disso, em virtude de seu pH mais alto, seu sabor, suculência e a maciez são alterados, como citado, além de ser mais propícia ao desenvolvimento de microrganismo deteriorantes.

Qual o pH do frango?

7 e 5

Quais dos cortes de aves apresenta menor teor de lipídeos?

5. Quais dos cortes de aves apresenta menor teor de lipídeos? Sobrecoxa Peito Asa Coxa Nenhuma das alternativas Explicação: Peito Corte com pouca gordura e tecido conectivo. Utilizado em recheios e sopas, bem como um filé grelhado, frito à milanesa ou à doré ou até mesmo assado, quando com cobertura.

Quais são as partes do frango?

Saiba mais sobre quais são os cortes de frango existentes, suas características e sugestões de pratos.

  • Peito de frango. O filé do peito de frango se caracteriza pelo baixo teor de gordura e pouca quantidade de pele em relação aos demais cortes. ...
  • Coxa e sobrecoxa. ...
  • Asa de frango. ...
  • Sassami de frango. ...
  • Miúdos, pé e pescoço.

Qual o valor considerado para coloração normal da carne?

Para escala da cor foram estipulados cinco níveis variando de 1 a 5. Nessa escala, o valor 1 era considerado uma carne PSE (pale, soft, exsudative), 2 intermediário entre PSE e normal, 3 considerado normal, 4 intermediário entre normal e DFD (dry, firm, dark) e 5 para um corte considerado DFD (DUARTE et al., 2010).

O que é uma carne DFD?

Cortes de carne bovina escuros são mais frequentemente conhecidos como carne DFD – Dark, Firm and Dry, ou seja, é uma carne Escura, Firme e Seca. As carnes DFD também são caracterizadas por possuir um “pH alto” como resultado de reservas de glicogênio muscular esgotadas no período pré-abate.

Qual o componente mais comum para a conservação da carne?

Os princípios mais empregados no processamento industrial da carne com o objetivo de evitar alterações e assim proporcionar uma condição relativamente segura para o consumo são:

  • Moagem e Mistura. ...
  • Cozimento. ...
  • Emulsão. ...
  • Pasteurização. ...
  • Fermentação. ...
  • Secagem ou desidratação. ...
  • Defumação. ...
  • Apertização.

Quais fatores favorecem a carne PSE é DFD?

A carne é descartada. Ambas carnes, PSE e DFD, são causadas, respectivamente, por estresse de curta e longa duração gerada, majoritariamente, durante o manejo pré-abate incorreto dos animais. O descarte destes geram prejuízos econômicos e aumento do lixo biológico, elevando o impacto ambiental no planeta.

Qual a diferença de carne PSE é DFD?

As siglas PSE e DFD, significam, respectivamente, no inglês: Pale, Soft, Exudative e Dark, Firm, Dry. Ou seja, a carne PSE é mais pálida, mole e exsudativa do que a carne obtida em processo normal e a carne DFD é mais escura, dura e seca. Esses dois tipos de carne podem se desenvolver em bovinos, suíno e aves.

Qual o pH ideal para evitar a carne PSE é DFD?

A presença de amostras nos dois extremos de valor de L*24 h associada ao do pH24 h sugere o aparecimento de carnes DFD e PSE.