Tecnologias Convencionais compreendem projetos que favoreçam o aperfeiçoamento ou a inovação de produtos, processos e serviços de empreendimentos individuais, microempresas e empresas de pequeno porte visando a inclusão social.
O termo tecnologia apropriada, segundo Goldemberg (1978) pode ser definido como sendo um processo de estabelecimento dos efeitos sociais e ambientais de uma tecnologia proposta antes que ela seja desenvolvida, e a tentativa de incorporar elementos benéficos, nas várias fases de seu desenvolvimento e utilização.
QuAL É O CONCEITO dE TECNOLOGIA SOCIAL? Tecnologia social é “um conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para a inclusão social e melhoria das condições de vida” (ITS, 2007).
Considera-se tecnologia social todo o produto, método, processo ou técnica criado para solucionar algum tipo de problema social, atendendo quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade (e reaplicabilidade) e impacto social comprovado.
As tecnologias sociais são produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas em interação com a comunidade, e que representem efetivas soluções de transformação social. ... É importante que seja recriada, ajustada, e que sejam agregados novos elementos pelas pessoas da comunidade.
Para quem trabalha com computadores e todas as novidades desse universo (como nós, do Tecmundo, por exemplo), a tecnologia envolve o desenvolvimento de aparelhos que lidam com a distribuição da informação de forma cada vez mais veloz, abrangendo um número crescente de pessoas e realizando cálculos cada vez mais ...
Com o avanço da época atual, a tecnologia está cada vez mais presente na vida moderna. A tecnologia nas casas possibilita um maior conforto, seja pela presença de computadores, tv's, celulares. A tecnologia nas empresas possibilita um maior crescimento empresarial e aumento da produtividade.
Equipamentos realizando cirurgias através da coordenação de médicos e muitos outros que ajudam a cumprir as mais variadas tarefas. Essa é a tecnologia! Detentora de inúmeros benefícios, ela também pode trazer maior distanciamento entre as pessoas, nos relacionamentos e nos procedimentos.
Enquanto na Era Industrial viu-se a necessidade da contratação de grande força de mão de obra, na Era da Informação iniciou-se o processo de automatizações; o trabalhador braçal passou a ser substituído por “trabalhadores do conhecimento”, como nomeados por Peter Drucker.
O Século XXé considerado aquele do advento da Era da Informação. A partir de então, ainformação começou a fluir com velocidade maior que a dos corpos físicos. Os sistemasde informação surgiram antes mesmo da informática. ...
A primeira Revolução em Tecnologia da Informação concentrou-se nos Estados Unidos, e até certo ponto, na Califórnia nos anos 70, baseando-se nos progressos alcançados nas duas décadas anteriores e sob a influencia de vários fatores institucionais, econômicos e culturais.
A Revolução Digital, também conhecida como a Terceira Revolução Industrial, refere-se aos processos associados à passagem da tecnologia eletrônica mecânica e analógica para a eletrônica digital, iniciada entre o final dos anos 1950 e o final dos anos 1970, com expansão do uso de computadores digitais e a constituição ...
A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.
As principais invenções dessa fase que modificaram todo o cenário vivido na época foram: a utilização do carvão como fonte de energia; o consequente desenvolvimento da máquina a vapor e da locomotiva; desenvolvimento do telégrafo, um dos primeiros meios de comunicação quase instantânea.
Na revolução industrial inglesa, a principal manufatura era a tecelagem de lã. Mas foi na produção dos tecidos de algodão que começou o processo de mecanização, isto é, da passagem da manufatura para o sistema fabril. A matéria prima vinha das colônias (Índia e Estados Unidos).