crossorigin="anonymous">
O Trópico de Capricórnio é um dos cinco principais círculos de latitude que marcam mapas da Terra. Delimita a zona tropical sul, que corresponde a um limite do solstício, que é a declinação mais meridional da elíptica do Sol sobre o equador celeste.
O Trópico de Câncer é uma linha imaginária localizada no Hemisfério Norte, sobre a latitude de 23,27º. Já o Trópico de Capricórnio localiza-se no Hemisfério Sul, sobre a latitude de -23,27º.
Campo Grande, Curitiba e São Paulo são as capitais brasileiras que são cortadas pela linha do Trópico de Capricórnio.
Sempre se diz que o município de São Paulo tem o trópico de Capricórnio atravessado por ele; na verdade, ele atravessa o norte da cidade. Em Parnaíba, o sul. Ele também passa por Sorocaba, Londrina, norte da Argentina. Passa por onze países no total.
O Trópico de Capricórnio divide Guarulhos em duas partes, marcando sua passagem cartográfica no bairro de Vila Galvão, no sentido oeste-leste.
A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o globo terrestre horizontalmente em dois hemisférios: hemisfério norte (boreal ou setentrional) hemisfério sul (austral ou meridional)
e) Verdadeiro – O Trópico de Capricórnio passa pelos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, portanto, ela corta o Brasil na porção sul.
Verificado por especialistas. (1) o território brasileiro está totalmente ao sul da linha do Equador,portanto, o país pertence somente ao Hemisfério meridional. ... Falso, os extremos do território no sentindo leste-oeste são formados por Serra Contamana (Acre), a oeste e Ponta do Seixas (Paraíba), a leste.
O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador.
A localização relativa ou posição geográfica refere-se à situação locacional de uma cidade face a aspectos externos a ela, envolvendo o conteúdo natural e social das áreas circunvizinhas. Recursos naturais, produção, demanda e acessibilidade estão entre os principais aspectos da posição geográfica.
Todo o território brasileiro está localizado a oeste do meridiano de Greenwich, portanto, sua área pertence ao hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do país, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério norte e 93% localizado no hemisfério sul.
A localização geográfica influencia muito as paisagens naturais brasileiras, isso porque é a localização geográfica que define o clima da região e o ciclo hidrológico.
Resposta. A principal consequências é a diferença de fusos horários. Pois o brasil apresenta uma variação grande de fusos horários..
Ele é considerado latitudinal devido a sua extensão norte-sul, que é muito grande. Isso influencia diretamente na paisagem, pois o clima do mundo também é dividido de maneira principalmente latitudinal, e o Brasil ocupa mais de uma faixa de latitude, possuindo assim climas diferentes que geram paisagens diferentes.
Como principais consequências da grande extensão territorial do nosso país, podemos destacar: deficiências na malha rodoviária (estradas e rodovias em péssimas condições); ... deslocamento demorado - pela ausência de trens capazes de interligar os extremos do país (Norte, Sul, Leste e Oeste).