Placa de expansão ou placa controladora é uma parte do hardware de computadores que comanda outras partes da máquina. Pode ser utilizada para ampliar a quantidade de periféricos conectados ao computador. Normalmente é conectada a placa-mãe através de slots apropriados de acordo com o barramento relativo à placa.
Slot é um termo em inglês para designar ranhura, fenda, conector, encaixe ou espaço. Sua função é ligar os periféricos ao barramento e suas velocidades são correspondentes dos seus respectivos barramentos. Nas placas-mãe são encontrados vários slots para o encaixe de placas (vídeo, som, modem e rede por exemplo).
Por exemplo, uma placa de expansão x1 se encaixa em qualquer slot (ainda funcionará na sua própria velocidade, mas não na velocidade do slot), mas um dispositivo x16 não se encaixará fisicamente em um slot x1, x2, x4 ou x8 .
Resposta. Resposta: cabos de transmissão de dados.
A placa-mãe (do inglês motherboard, composto de mother "mãe" e board "placa"; também chamada em inglês de mainboard) é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros.
Vamos destacar os mais importantes componentes de uma placa mãe:
PCI é um padrão de barramentos, destinado a conectar periféricos à placa-mãe do computador. Mas você também pode encontrar outras referências a ele, como “interface”, “slot” ou “soquete”. ... O PCI Express é gerido por uma empresa, a PCI-SIG. É ela que desenvolve, normatiza e padroniza o barramento para toda a indústria.
Cada linha PCI Express utiliza 4 pinos de dados (dois para enviar e dois para receber), que operam em modo full-duplex (ou seja, são capazes de transmitir e receber dados simultaneamente). No PCI Express 1. x temos 250 MB/s em cada direção por linha de dados, enquanto no PCI Express 2.
Essa mensagem acontece quando o driver de algum dispositivo PCI nao foi corretamente instalado ou está ausente. Esse dispositivo PCI muito provavelmente deve ser uma placa de rede local ethernet mas pode ser uma antiga placa fax modem. ... Se por acaso for uma placa fax modem, pode retirá-la do computador. Serve para nada.
A única coisa parecida é o nome. A tecnologia PCI diz respeito a um barramento, enquanto que a tecnologia PCI Express descreve uma conexão ponto a ponto entre dois dispositivos. ... A tecnologia PCI Express utiliza um sistema de comunicação em série de alta velocidade, enquanto que o PCI usa uma comunicação paralela.
Há várias formas de saber se a sua placa-mãe possui um slot PCI-Express x16. Uma delas é abrindo o gabinete de seu computador e olhando diretamente para a placa. Nela, você poderá encontrar ou não uma inscrição, ao lado dos slots de expansão, que diz: PCI-E x16.
Para ter acesso à placa mãe, é preciso abrir o gabinete. Para isso, localize a tampa na posição oposta aos conectores da placa, pois é essa parte que deve ser aberta. Então, verifique quantos parafusos estão prendendo a placa de vídeo ao gabinete.
Non-Volatile Memory Express (NVMe) é um novo protocolo de transferência projetado para memória de estado sólido. ... Eventualmente, SSDs com NVMe irão substituir os SSDs SATA como o novo padrão do setor.
E, atualmente, há SSDs M. 2 que suportam até mesmo as interfaces PCI Express 2.
NVMe é o acrônimo de “Non-Volatile Memory express” usado para designar um padrão desenvolvido por um grupo de trabalho criado especificamente para permitir a conexão direta de SSDs ao barramento PCI.
Especificação NVMe chega à versão 1.
M. 2 é um conector que pode ser utilizado com SSD (na verdade, a principal aplicação do M. 2 hoje é SSD) e NVMe é um protocolo usado para conectar a CPU com o SSD através de um conector (que pode ser o M.
Estamos a falar de um SSD que usa a interface lógica NVMe em combinação com a interface física M. ... Para ter noção da diferença na velocidade, um SSD SATA 3 tem um limite Read/Write de 530/500 MB/s, enquanto um SSD M. 2 NVMe chega facilmente aos 3500 MB/s.
Como instalar e formatar o SSD M. 2 NVMe
Formatar seu SSD
O M. 2 é um slot que pode interagir com o SATA 3.
More videos on YouTube
Abra o Acronis, clique em “Clonar disco” e selecione o método “automático” Com as duas unidades conectadas no computador4, escolha o disco de origem, onde atualmente está instalado o sistema operacional (HD), e o disco de destino (SSD). Verifique se escolheu corretamente as unidades e prossiga.
Fazendo a migração
Se você salvou dados importantes, faça backup deles previamente em um disco rígido externo.