Principais nomes do Dadaísmo
Sua principal estratégia era denunciar e escandalizar. Uma noite dadaísta típica contava com diversos poetas declamando versos nonsense simultaneamente em línguas diferentes e outros latindo como cães.
O Dadaísmo foi um movimento de negação. ... Tratava de negar totalmente a cultura, defendia o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente, firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.
O movimento modernista surgiu em 1922 junto à famosa “Semana de Arte Moderna de 1922” um marco na história artística nacional, o Dadaísmo só se fez tão presente porque o modernismo no Brasil tinha como características o desejo de liberdade de criação e expressão e a busca do moderno, original e polêmico, essa busca foi ...
1916
O dadaísmo, conhecido também como movimento dadá, teve início no Cabaret Voltaire, um cabaré em Zurique, na Suiça, no ano de 1916. A intenção principal do movimento era chocar a burguesia da época através de uma arte totalmente diferente do comum. ... A intenção era desconstruir as ideias conceituais da arte da época.
Nada. Explicação: Dadá não significa nada, a justificativa é que eles não queriam que fosse mais um "ismo". O movimento dadaísmo foi uma revolução.
O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa (cidade suíça de Zurique) no ano de 1916. Possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais. ... O próprio nome do movimento deriva de um termo inglês infantil: dadá (brinquedo, cavalo de pau).
O Manifesto Dadaísta (em francês: Le Manifeste DaDa) é um texto que foi escrito por Hugo Ball em 14 de julho de 1916 e lido no mesmo dia no Waag Hall em Zurique, inaugurando a primeira publicação do movimento Dadá. Neste manifesto, Hugo Ball expressa a sua objeção à transformação do dadaísmo em um movimento artístico.
O dadá, por sem um protesto artístico, "tirava sarro" da literatura e criou - propositalmente - obras sem sentido. A literatura se tornou ilógica, eram piadas com as palavras, e assim ela ganhou caráter irônico e pessimista. Virou símbolo de protesto contra a guerra e o consumismo.
O Surrealismo é inesquecível. Tal vanguarda propunha representar não a realidade, mas o sonho. Fundado em Paris, em 1924, manifestavam um postura antiburguesa pautada numa atitude anárquica perante a realidade. ...
O Surrealismo foi a corrente artística moderna que representava o irracional e o subconsciente. Seu artistas queriam libertar a mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar valor nos mundo utópico, atribuindo um caráter lúdico à arte.
Essas obras eram abstratas ou figurativas. Em outra perspectiva, o surrealismo baseou-se em reconstruções elaboradas e meticulosas de um mundo de sonho, onde objetos eram colocados em uma justaposição inesperada. Saiba mais sobre: Arte Figurativa.
Formas, cores, figuras e desenhos livres, soltos e abstratos. Inspirados em sonhos, talvez, ou apenas vindos do inconsciente. Assim é o surrealismo, um movimento iniciado no século 20 e manifestado em diversas formas de arte, em que o real é criado a partir do invisível e do irracional.
Jacques Prévert: Paroles; Histoires et autres histoires; Fatras; Grand Bal du printemps. Murilo Mendes: Poesia em Pânico; O Visionário; As Metamorfoses; Mundo Enigma; Contemplação de Ouro Preto; Poesias; A Idade do Serrote.