crossorigin="anonymous">
É a inflamação da pele das extremidades distais dos membros inferiores causada por insuficiência venosa crônica. Os sintomas são: prurido, descamação, hiperpigmentação e, às vezes, ulceração. O diagnóstico é clínico.
insuficiência venosa crônica se caracteriza por uma lesão nas veias da perna que não permite que o sangue flua normalmente.
O tratamento vai depender da gravidade da doença e consiste na utilização de meias de compressão ou elásticas, que promovem a reabsorção do edema e previnem a sua formação, diminuem o calibre venoso e aumentam a velocidade do fluxo, reduzindo o refluxo sanguíneo quando a pessoa está de pé.
Caso este refluxo seja decorrente de varizes, ou seja, veias dilatadas e tortuosas, o tratamento pode ser cirúrgico ou mesmo por aplicação de um medicamento dentro da veia que faz ela desaparecer. Cada caso é único e depende da extensão, do tamanho da veia e dos sintomas que ela vem causando.
As veias perfurantes competentes drenam o fluxo para o sistema profundo sem interferir no calibre das veias safenas ou tributárias. As veias perfurantes incompetentes apresentam refluxo significativo e podem transferir esse refluxo para as veias safenas ou tributárias, causando a dilatação destas.
Causado principalmente por herança genética (além dessa, fator hormonal e traumas), o refluxo das veias safenas ocorre quando há alteração na parede das veias ou incompetência das valvas, cuja função é determinar o retorno do sangue para o coração, impedindo que o sangue retorne para o pé pela ação da gravidade.
Entretanto, estas veias podem dilatar e deixar de conduzir o sangue no sentido correto, é o que chamamos de refluxo nas veias safenas. As consequências disso são a possibilidade de outras veias ficarem sobrecarregadas e desenvolverem outras varizes ou provocarem sintomas como edema (inchaço) e dores nas pernas.
Geralmente os sintomas de azia e empachamento após as refeições indicam refluxo. Tomar açaí faz mal para a gastrite? Sim, porque é uma comida muito gordurosa e fermentada, o que agrava a inflamação.