O Neolítico caracteriza-se essencialmente pelo surgimento da pedra polida, que era usada em machados e outros instrumentos. Técnicas como a cerâmica, a tecelagem, cestaria, moagem, a descoberta da roda e a tração animal mostram os grandes progressos técnicos observados neste período.
Destacam-se no período Neolítico grande variedade de invenções e capacidades como a descoberta da cerâmica pela cozedura do barro, tecelagem e métodos básicos de arquitetura em madeira ou pedra. Os utensílios fabricados em argila consistiam em recipientes frequentemente decorados com desenhos abstratos.
O principal destaque da Idade da Pedra Polida foi o desenvolvimento da agricultura e criação de animais. Esses fatores proporcionaram ao homem uma vida sedentária e de maior autonomia diante das mudanças climáticas e naturais.
Foi no período neolítico que ocorreu o surgimento da agricultura, ou seja, o controle sobre a terra, e como consequência disso houve a "sedentarização" do homem ( pois ele não precisaria mudar-se logo que o alimento acabasse ). Assim, eles passaram a viverem em lugares fixos, o que ocasionou as trocas comerciais.
Antiguidade. As primeiras cidades desenvolveram-se na Mesopotâmia, mais especificamente, em torno do Rio Eufrates, em torno de 3500 a.C.Estas cidades surgiram inicialmente como vilas no neolítico, como aglomerados mais densamente habitados, como centros comerciais e militares de uma dada localização.
As pessoas migraram em massa para as cidades, que eram chamadas de burgues. Ali havia pequenos mercados, onde comerciantes expunham e trocavam mercadorias. ... Essa mesma burguesia financiará a Revolução Industrial inglesa, no século XVIII, consequentemente abrindo novos mercadores consumidores.
Entre os objetos que comerciavam estavam tecidos e cedro, madeira típica de sua região de origem, usado na construção dos navios fenícios. ... Assim como os fenícios, os vikings desenvolveram avançadas técnicas de navegação, o que lhes possibilitou tornarem-se famosos comerciantes.
O aparecimento da moeda surge como uma consequência natural do comércio rudimentar que era praticado através do escambo. Um pouco de história: Devido ao longo caminho e a dificuldade para se transportar os produtos para serem trocados, as pessoas passaram a usar o metal como meio de pagamento.
1695
O real já era conhecido como “réis” naqueles tempos. A partir da Proclamação da República, a moeda continuou sendo o real, com a emissão de novas cédulas. Mil réis era praticamente o nome da moeda, já que ela valia mil dos antigos reais do império.
1 real. Essa é a moeda mais rara e valiosa do real, com uma tiragem de apenas 600 mil exemplares. A moeda foi lançada em 1998 em homenagem aos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e pode valer até R$ 200 no mercado de colecionadores, dependendo da sua conservação.
Quais são as moedas antigas mais valiosas?
Conheça a seguir as 5 moedas de 1 Real mais valiosas: