Ressonância é um fenômeno físico que ocorre quando uma força é aplicada sobre um sistema com frequência igual ou muito próxima da frequência fundamental desse sistema. A ressonância ocasiona um aumento na amplitude de oscilação maior do que aquele ocasionado por outras frequências.
Tipos de fenômenos ondulatórios
Quando uma onda se propaga e encontra certo meio, como um obstáculo ou uma superfície que separa duas regiões, esta interage com ele, o que gera alguns comportamentos específicos. Estes são chamados fenômenos ondulatórios, tema de física importante para o Enem.
O diapasão permite determinar a característica de um som relacionada com a frequência de vibração das ondas sonoras. Os sons agudos têm frequências mais altas do que os sons graves. Quando um violinista afina seu instrumento, ajusta cada corda de maneira que vibrem um certo número de vezes por segundo.
O diapasão é um é instrumento sonoro fabricado para vibrar em uma única freqüência, que serve para afinar um instrumento musical.
FAMERP 2015: A figura mostra um diapasão, instrumento metálico que, ao ser golpeado. ... Quando se aproxima um diapasão vibrando das cordas de um instrumento afinado, a corda correspondente à nota emitida pelo diapasão passa a vibrar com a mesma frequência. Esse fato é explicado pelo fenômeno de. (A) ressonância.
Resposta: Eco e reverberação são fenômenos ondulatórios que estão relacionados com a reflexão de ondas sonoras e com o intervalo de tempo necessário para a percepção do som refletido por um obstáculo qualquer. A reverberação é um fenômeno que deve ser evitado em locais onde se deseja executar gravações musicais.
Difração de ondas é o desvio ou o espalhamento que uma onda apresenta, contornando ou transpondo obstáculos colocados em seu caminho. A difração ocorre a todos os tipos de ondas.
Para que ocorra a difração é preciso que haja a interação entre uma onda e um obstáculo. Ela pode ocorrer também quando encontra uma fenda ou orifício através do qual é possível atravessar um obstáculo. O contorno do obstáculo pela onda pode ser feito por caminhos distintos, cujos comprimentos totais serão variados.
É somente uma questão de linguagem, e não há diferenças físicas específicas ou importantes entre elas. Tem-se, entretanto, que difração é o fenômeno devido a um obstáculo, já interferência refere-se mais a uma interação entre dois ou mais fenômenos ondulatórios."
Reflexão: Ocorrerá reflexão sempre que uma onda atingir determinada superfície e voltar a propagar-se no meio de origem. ... Refração: Ocorre refração quando a onda muda seu meio de propagação. A luz do Sol, por exemplo, vem da estrela através do vácuo e sofre refração ao entrar na atmosfera terrestre.
Reflexão é o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir sobre uma superfície de separação entre dois meios. Refração é o fenômeno que consiste no fato de a luz passar de um meio para outro diferente.
É o fenômeno que ocorre quando uma onda passa de um meio para outro de características distintas, tendo sua direção desviada. Independente de cada onda, sua frequência não é alterada na refração, no entanto, a velocidade e o comprimento de onda podem se modificar.
O som é uma vibração que se propaga pelo ar transmitindo energia, mas nunca matéria. ... Os sons de frequências menores que 20 Hz são chamados de infrassons, enquanto os sons de frequências superiores a 20.
O que uma fonte sonora faz é comprimir a massa de ar, ou de água, que estiver mais próxima em um volume menor. ... Como a água, quando comprimida, reage bem mais rápido que o ar (ou seja, tem mais elasticidade), a velocidade das ondas sonoras é maior dentro dela.
Resposta. Resposta: Mais precisamente, ele se propaga quatro vezes mais rápido na água do que no ar O que uma fonte sonora faz é comprimir a massa de ar, ou de água, que estiver mais próxima em um volume menor.
Como as pessoas percebem o som? As ondas sonoras, após atingir a orelha, são encaminhadas para o interior do canal auditivo, local onde está localizada uma fina membrana que é chamada de tímpano. ... Após serem ampliadas, as vibrações alcançam o ouvido interno, o qual possui forma de um caracol.
A vibração de determinados materiais é transmitida às moléculas de ar sob a forma de ondas sonoras. Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.
Resposta: Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. Luz: A luz é produzida por corpos que estão com alta temperatura (como o filamento de uma lâmpada) e pela reorganização dos elétrons em átomos e moléculas.
Ondas são perturbações que se propagam de um lugar para outro através de um meio ou até mesmo no vácuo, transportando energia. Ondas são perturbações que se deslocam no espaço transportando, exclusivamente, energia de um ponto a outro, sem realizar transporte de matéria.
Resposta. As causas de perda auditiva incluem acúmulo de cera no ouvido, infecções, tímpano perfurado, danos no ouvido interno e vias nervosas. ... A cera do ouvido pode bloquear o canal auditivo e evitar a construção das ondas sonoras.
Causas da perda auditiva
Resposta. Resposta: A perda auditiva em jovens é principalmente causada por infecções, lesões ou defeitos de nascença, já em idosos, por avanço da idade.
Ondas mecânicas são perturbações que transportam energia cinética e potencial através de um meio material, por exemplo: ondas marítimas, sísmicas e sonoras.
Podemos caracterizar uma onda eletromagnética da mesma forma que caracterizamos as ondas em geral: pela sua frequência f, seu comprimento de onda λ, sua velocidade de propagação v e sua amplitude. Como as ondas eletromagnéticas são transversais, também podem se caracterizar pela direção da vibração do campo elétrico.