Distensão Celular Quando a divisão celular chega ao fim, ocorre o crescimento das células, que é resultado de uma distensão na parede celular.
Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal.
Folhas, flores e frutos são bons exemplos de estruturas de crescimento determinado. Por outro lado, os caules e as raízes são estruturas de crescimento indeterminado.
Os hormônios que atuam no crescimento e desenvolvimento dos vegetais são as auxinas, as giberelinas, as citocininas, o etileno e o ácido abscísico.
Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas e que atuam na regulação do seu desenvolvimento e crescimento. A função dos hormônios é atuar como "mensageiros químicos" entre células, tecidos e órgãos das plantas superiores. Eles possuem ação mesmo em pequena quantidade.
Essas substâncias, os hormônios, atuam em pequenas quantidades modificando o funcionamento de células específicas. Esses hormônios vegetais também podem ser chamados de fitormônios. Atualmente, os hormônios vegetais são classificados em 5 grupos: auxina, giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno.
Os hormônios vegetais, ou fitormônios, atuam diretamente no desenvolvimento das plantas e envolvem processos como crescimento, floração, frutificação, entre outros. O desenvolvimento das plantas envolve processos como crescimento, floração, frutificação, entre outros.
O etileno é um gás que estimula a maturação dos frutos, induz a abscisão de flores, frutos e folhas e desempenha papel importante na determinação do sexo das flores de algumas plantas. Os hormônios vegetais influenciam nas mais variadas atividades de uma planta, desde a germinação da semente até a maturação dos frutos.
Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular. Acredita-se que esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento. O transporte de citocinina para as diversas partes do vegetal é feito principalmente pelo xilema.
A citocinina é um fitormônio bastante relacionado com a auxina. Os dois estão envolvidos, por exemplo, com o controle da dominância apical. Sobre esse processo, marque a alternativa correta: ... Já as citocininas atuam antagonicamente, ou seja, promovem o desenvolvimento das gemas laterais.
As folhas simples são aquelas em que o limbo não é dividido. As folhas compostas, por sua vez, apresentam o limbo dividido em pequenas porções chamadas de folíolos.