Para usá-lo de maneira correta, deve:
– Termômetro Clínico Analógico Este é um modelo de termômetro de vidro. Dentro dele, um tubo de vidro menor, armazena uma quantidade de fluido sensível ao calor, o mercúrio. Ele é a substância geralmente utilizada, por isso ficou também conhecido como termômetro de mercúrio.
Os termômetros comuns usados para medir a febre são feitos de um tubo fino de vidro com um líquido prateado dentro. Esse líquido é um metal, chamado mercúrio. Quando colocamos o termômetro embaixo do braço ou na boca, ocorre uma troca de calor entre o nosso corpo e o aparelho.
Um termistor é um elemento sensor de temperatura composto por material semicondutor sinterizado, capaz de exibir uma grande alteração de resistência proporcional a pequenas alterações de temperatura.
Sensores de Temperatura
Sensores de temperatura são dispositivos de medições que detectam a temperatura a partir de uma característica física correspondente dos equipamentos, como, por exemplo, uma resistência elétrica, um campo eletromagnético ou radiação térmica, sendo que a maneira que esses sensores de temperatura funcionam, dependem da ...
O sensor de temperatura é uma tecnologia de monitoramento de equipamentos utilizada para identificar variações de temperatura em equipamentos industriais.
Em custo, os sensores NTC possuem o melhor custo para aplicação em grandes escalas e temperaturas até 300°C, sensores Pt100/Pt1000 são muito utilizados em aplicações que exigem alta precisão e elevadas temperaturas. Termopares são largamente utilizado em aplicações para alta temperatura, acima de 300°C.
Para testar o seu funcionamento, o passo seguinte é estimular a variação de temperatura (fato observável) e esperar variação na medição elétrica compatível com o funcionamento, ou seja, como se trata de um NTC um aumento de temperatura deverá ser acompanhado de uma redução da tensão elétrica medida.
O sensor de temperatura Arduino LM35 usa diodos como princípio para medir a temperatura e funciona da seguinte forma: conforme os graus mudam, a tensão se altera a uma taxa conhecida de 10mV/°C.
O Sensor de Temperatura LM35 é um sensor de precisão, que apresenta uma saída de tensão linear relativa à temperatura em que ele se encontrar no momento em que for alimentado por uma tensão e em sua saída um sinal variável de 10mV para cada grau celsius de temperatura.
O TMP36 é um sensor de temperatura de baixa voltagem e de precisão centígrada. Ele fornece uma voltagem de saída que é linearmente proporcional à temperatura em graus Celsius. Não necessita de calibragem externa e tem uma precisão de ±1°C na faixa de +25°C e de ±2°C na faixa de −40°C a +125°C.
O DHT11 possui 4 terminais sendo que somente 3 são usados: GND, VCC e Dados. Se desejar, pode-se adicionar um resistor pull up de 10K entre o VCC e o pino de dados. Conecte o pino de dados do DHT11 ao pino 2 do seu Arduino Uno como mostra o código exemplo abaixo, mas você poderá alterar por outro se desejar.
O sensor possui 3 fios para ligação ao Arduino: vermelho (Vcc), preto (GND) e amarelo (dados). Vamos alimentar o sensor com 5V, e utilizar a porta 3 do Arduino como entrada de dados. Obs: Em alguns casos, esse sensor pode ser fornecido com fios nas cores: vermelho (Vcc), amarelo (GND) e verde (dados).
Montagem do Projeto DHT11 Arduino Utilizando os Jumpers conecte da seguinte forma: Pino “OUT” do sensor DHT11 será conectado ao pino digital 2 do Arduino, o LED no pino digital 6, e o Buzzer conectado ao pino digital 7.
Montagem do Projeto Sensor de Umidade do Solo Arduino Para que funcione corretamente é necessário seguir exatamente o mesmo padrão utilizado. As ligações de componentes seguem a seguinte ordem: Arduino – Módulo: A0 – A0; 5v – Vcc; GND – GND.