crossorigin="anonymous">
A importância dos mapas reside no fato de eles serem utilizados para localização, comunicação e medição de áreas e pontos. Os mapas são representações cartográficas de uma dada área do espaço. ... A primeira grande importância dos mapas é, sem dúvidas, a localização.
O mapa político do Brasil é a representação cartográfica que divide o país em estados ou unidades federativas, capitais, cidades e municípios. O mapa político atual apresenta 26 estados e o Distrito Federal. Essa divisão foi estabelecida por meio da Constituição Federal de 1988.
Os mapas são importantes instrumentos de orientação e localização no espaço geográfico. Através deles podemos obter diversas informações referentes não somente à localização, mas também sobre o relevo de uma região, o clima, o tipo de vegetação, a economia, a demografia de um lugar, a hidrografia entre outras.
Para mostrar o quanto a área real é maior que a do desenho. Por exemplo, um mapa em escala 1:100, significa que cada 1 cm do desenho equivale a 100 cm na área real.
Os elementos de um mapa são: título, legenda, escala, orientação e projeção cartográfica.
Através deles, podemos obter diversas informações referentes não somente à localização, mas também sobre o relevo de uma região, o clima, o tipo de vegetação, a economia, a demografia de um lugar, a hidrografia entre tantas outras.
A importância e função da legenda dos mapas é facilitar a comunicação, ajudando um determinado mapa a atingir o seu objetivo, que é informar e fornecer dados acerca de acontecimentos ou elementos existentes no espaço geográfico.
Entretanto, diferente de release, a foto-legenda tem como base uma foto ou mais, acompanhada de um texto explicativo sobre o assunto ou da descrição do conteúdo da imagem. ... Assim, o texto é apenas um acessório para a foto, que é o elemento de maior destaque.
Desse modo, podemos classificar a simbologia dos mapas em três principais tipos de legenda, tipificados a partir de suas formas em: linear, pontual e zonal. Os símbolos pontuais costumam ser empregados quando a superfície dos objetos a serem destacados possui dimensões desprezíveis em relação à área total representada.