crossorigin="anonymous">
A comparação entre moléculas de DNA de diferentes espécies tem revelado o grau de semelhança de seus genes, o que mostra o parentesco evolutivo. O mesmo ocorre para as proteínas que, em última análise, refletem as semelhanças e diferenças genéticas.
As evidências moleculares são as similaridades entre o DNA dos seres vivos e os demais seres e seus semelhantes e antecedentes.
Uma última evidência, a evidência molecular, nos mostra a semelhança na estrutura molecular de diversos organismos sendo que, quanto maior as semelhanças entre as sequências das bases nitrogenadas dos ácidos nucleicos ou quanto maior a semelhança entre as proteínas destas espécies, maior o parentesco e, portanto, a ...
As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos. Segundo as teorias evolutivas, a vida surgiu no planeta e desde então espécies têm surgido, desaparecido e mudado ao longo do tempo.
Resposta: c) as principais evidências da evolução São registro fósseis e as semelhanças anatômicas , fisiológicas , celulares e moleculares entre seres vivos .
Resposta: Resposta. A Evolução é a acumulação de mudanças através de sucessivas gerações de organismos que resultam na emergência de novas espécies. Desde a origem da vida, a evolução transformou a primeira espécie (o ancestral comum de todos os seres vivos) num enorme número de espécies diferentes.
A evolução da tecnologia e da ciência trouxe mais ferramentas para a análise evolutiva das espécies. ... Um exemplo de tecnologia é a de leitura do DNA das seres vivos, o conjunto de técnicas e equipamentos desenvolvimento permite a comparação genética para determinar a classificação dos seres vivos.
Uma das evidências evolutivas é a presença de estruturas atrofiadas que aparentemente não possuem funções para um organismo. Essas estruturas são chamadas de: ... Entre as alternativas a seguir, qual não deve ser considerada uma evidência da evolução: a) Fósseis.
Homologia e Analogia podem ser entendidos como conceitos adaptativos relacionados com um tipo de evolução que duas ou mais espécies diferentes passaram até se estabelecerem completamente em um determinado ambiente.
Resposta. Segundo a teoria da evolução, os organismos sofreram e sofrem modificações ao longo do tempo, sendo que novas espécies surgem a partir de algum ancestral comum. Se uma espécie tem o mesmo órgão que uma outra espécie, isso pode indicar que elas descendem de um mesmo ancestral comum, que possuía o tal órgão.
Órgãos vestigiais são estruturas atrofiadas, sem função evidente no organismo. O apêndice cecal do intestino humano, por exemplo, é um órgão vestigial. Esse órgão é uma pequena projeção do ceco (região do intestino grosso) e não desempenha nenhuma função importante no homem e nos animais carnívoros.
O neodarwinismo tem em suas bases o Darwinismo, que explica a lei da Seleção Natural, e os conhecimentos de Genética iniciados por Mendel. É uma teoria que busca explicar as ideias já conhecidas de evolução, como seleção natural, a partir de mecanismos genéticos e moleculares descobertos recentemente.
A teoria moderna de evolução, chamada Neodarwinismo, tem, portanto, 5 pontos básicos que devem ser lembrados: 1) As variações que acontecem de uma espécie para a outra vão depender das mutações; 2) Essas mutações acontecem ao acaso; 3) A luta pela vida acontece entre os indivíduos e o meio ambiente; 4) Com a luta pela ...