Da infância, as Escrituras falam sobre o nascimento em Belém, a fuga com os pais para o Egito – para escapar de uma sentença de morte impetrada por Herodes, rei dos judeus – e a volta para Nazaré. Da vida adulta, o ajuntamento dos apóstolos e a pregação na Galileia, além do julgamento e da morte em Jerusalém.
Jesus de Nazaré é um personagem da Antiguidade universalmente conhecido, que viveu há cerca de 2.
dia 25 de dezembro
No Evangelho de Lucas, Jesus nasceu em uma manjedoura porque os viajantes ocuparam todos os quartos de Belém. Após o nascimento, Maria e José são visitados apenas por pastores, também felizes com o nascimento de Jesus. Lucas relata que os anjos apareceram aos pastores e anunciaram o nascimento de Jesus.
O profeta Isaías, corajosamente, anunciou ao rei Acaz que Deus decidiu substituir a promessa da dinastia de Davi pela promessa do Imanuel.
Lucas 2:8–18 10 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. ... 15 E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.
Isso ocorreu quando ela estava noiva de José e aguardava o rito do casamento, que tornaria a união formal. Ela se casou com José e o acompanhou a Belém, onde Jesus nasceu. De acordo com o costume judaico, o noivado teria ocorrido quando ela tinha cerca de 12 anos, o nascimento de Jesus aconteceu cerca de um ano depois.
A primeira e única vez que os Reis Magos (Gaspar, Baltazar e Melchior) aparecem na Bíblia é no Evangelho segundo Mateus, o primeiro livro do Novo Testamento, no segundo capítulo da história descrita por este apóstolo.
anjo Gabriel
Os magos, então, ofereceram ao menino Jesus três presentes: incenso, mirra e ouro. Após isso, foram avisados por Deus em um sonho que não deveriam informar nada a Herodes e, assim, retornaram para sua terra por outro caminho. É válido ressaltar que a narrativa bíblica, em nenhum momento, refere-se aos magos como reis.
Alusões. Segundo o livro religioso cristão, a mirra, além de ouro e incenso, teria sido um dos três presentes dados ao Menino Jesus pelos Reis Magos, no Evangelho de Mateus.
Belém
O relato de Mateus sugere que os magos sabiam, pelo aparecimento da estrela, que o "rei dos judeus" já tinha nascido mesmo antes de terem chegado Jerusalém. Os sábios presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra, e como o versículo 11 descreve, encontram a mãe e o filho não numa manjedoura, mas sim numa casa.
porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo." ... Provavelmente sábios astrônomos ou astrólogos, Melquior, Baltasar e Gaspar teriam vindo do oriente guiados por uma estrela para prestar homenagem ao novo rei que nascia e cuja chegada já havia sido anunciada nas profecias.
Dentro da tradição cristã, os reis magos são conhecidos por serem os personagens que visitaram Jesus Cristo logo após o seu nascimento, eles são chamados pelos nomes Baltasar, Gaspar e Melchior.
Nem na época das festas de fim de ano o mundo astrológico pára. Pela primeira vez desde 1226 se poderá observar a 'Estrela de Belém' no Natal, nome dado ao fenômeno para quando Júpiter e Saturno ficam alinhados no céu da Terra. A rara conjunção astronômica acontece a cada 400 anos.
Para encontrá-los, é necessário olhar na direção oeste, logo após o pôr do sol. Os planetas estarão alinhados no céu – serão dois pontos muito brilhantes e próximos – a cerca de 20 graus acima do horizonte. De acordo com Signorini, com um telescópio ou binóculo, deve ser possível ver ambos até no mesmo campo de visão.
Fenômeno raro do alinhamento de Júpiter e Saturno pode ser visto logo após o por do sol, às 18h40. A três dias da noite de Natal, um fenômeno astronômico raro poderá ser visto no céu de todo o país, incluindo do Distrito Federal.
Em 1980 teve uma aproximação, no ano 2000 também. Mas agora, em 2020, eles estarão 10 vezes mais próximos do que no ano de 1980, por exemplo. A proximidade vai ser mais ou menos de um quinto do diâmetro da Lua Cheia observada aqui da Terra. Vai ser uma visão emocionante.
O céu está diferente: um fenômeno celeste, que já está ocorrendo, ficará completamente visível no início da noite desta segunda-feira (21/12). Conhecido como “Estrela de Belém”, o evento é um raro alinhamento dos planetas Júpiter e Saturno e poderá ser observado de qualquer parte da Terra.
Trata-se do encontro entre os planetas Júpiter e Saturno, o que não acontecia há 400 anos. Próximo ao Natal, o nome do fenômeno faz uma alusão à história bíblica. Segundo o livro sagrado, a Estrela de Belém teria guiado os Três Reis Magos ao local do nascimento de Jesus.
A chegada do verão no hemisfério sul será acompanhada por um evento astronômico raro. No final da tarde desta segunda-feira, 21 de dezembro, os planetas Júpiter e Saturno estarão praticamente grudados no céu, formando o que os cientistas chamam de “Grande Conjunção”. O fenômeno ocorre a cada 19,85 anos.