A avaliação mediadora propõe um modelo baseado no dialogo e aproximação do professor com o seu aluno de forma que as práticas de ensino sejam repensadas e modificadas de acordo com a realidade sócio-cultural de seus alunos, nesta perspectiva de avaliação o erro é considerado como parte do processo na construção do ...
Avaliar é um ato rigoroso de acompanhamento da aprendizagem. "É ela que permite tomar conhecimento do que se aprendeu e do que não se aprendeu e reorientar o educando para que supere suas dificuldades, na medida em que o que importa é aprender" (LUCKESI, 2005).
A avaliação deve ser entendida como um momento de reflexão, de ação e de reflexão, de tomada de decisão, de diagnóstico e de erro. Dessa forma, o ato de avaliar deve ser encarado como um ato rigoroso de acompanhamento da aprendizagem.
Como instrumento avaliativo, o portfólio é organizado pelo aluno, sob a orientação do professor. Porém uma simples coletânea das atividades não se constitui como Portfólio.
O portfólio é uma ferramenta de avaliação que permite operacionalizar a avaliação formativa, contínua e sistemática. O portfólio pode tornar o processo avaliativo mais humano uma vez que ele permite que o aluno participe da sua elaboração, organização e construção.
O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO Diferentemente de outros métodos, ele é construído pelo próprio aluno, observando os princípios de reflexão, criatividade, parceria e autonomia. Serve para vincular a avaliação do trabalho pedagógico em que o educando participa de forma ativa.
Com vídeos, fotos, textos e áudios, os portfólios podem ser construídos por meio de diferentes ferramentas digitais, como o Sway, o Google Sites, Padlet e o Wakelet.
Em sua estrutura, o portfólio escolar deve conter:
Dicas sobre como avaliar remotamente seus alunos durante a quarentena
A observação do desenvolvimento da criança deve ser realizada durante as consultas de puericultura, sendo necessário avaliar todas as questões que englobam este processo. Os instrumentos utilizados para a avaliação do desenvolvimento deverão estar centrados nos marcos de desenvolvimento para cada faixa etária.
A Caderneta de Saúde da Criança disponibiliza o “instrumento de vigilância do desenvolvimento”. Ela traz os marcos que devem ser acompanhados para saber se a criança já alcançou ou não. Por exemplo, aos dois meses começa a sorrir para as pessoas, aos nove usa os dedos para apontar, entre outros.
Jogos, brincadeiras e diversas outras atividades podem ser úteis no momento de avaliar o comportamento e o desempenho das crianças, seja dentro ou fora da sala de aula. O segredo para ter sucesso nessa prática está na forma de abordagem, que deve priorizar processos lúdicos e divertidos para o público infantil.