O filo Nematoda agrupa animais que apresentam corpo alongado, cilíndrico e afilado nas extremidades posterior e anterior. ... A cutícula tem a função de proteger, dar suporte e atuar no controle do volume corporal do animal. Abaixo da epiderme há as células musculares, que permitem a realização de movimentos de flexão.
– Desenvolvimento embrionário dos Nematelmintos: Os nematelmintos, assim como os platelmintos são animais triblásticos. Ou seja, possuem três folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme). ... Porém, essa cavidade não é derivada da mesoderme, como no caso dos animais celomados. Mas sim, da blastocele.
Os animais apresentam as mais variadas formas de realizar trocas gasosas com o meio. Algumas espécies, como é caso do homem, realizam respiração pulmonar. ... A respiração dos nematódeos é cutânea, sendo que os gases são absorvidos e eliminados por difusão.
Os nematelmintos, também chamados nematódeos ou nemátodos, possuem sistema nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe. As cadeias nervosas são encontradas ao longo de todo o corpo do animal, uma situada na região ventral e a outra na dorsal, e são responsáveis pela ativação da musculatura.
Para evitar as verminoses, algumas recomendações podem ser seguidas:
Como os nematelmintos são vermes eles precisam estar no corpo de um hospedeiro, assim essa cutícula protege contra as enzimas que são produzidas pelo sistema digestório desse hospedeiro. A epiderme é composta por uma camada de células simples e ajudam a constituir o sistema tegumentar desses seres.
Platelmintos - Vermes de corpo achatado, em forma de fita; Nematelmintos - Vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades; Anelídeos - Vermes de corpo dividido em anéis.
Características gerais dos platelmintos O termo platelminto significa verme achatado, sendo essa uma referência ao corpo delgado desses animais, que se apresentam achatados dorsoventralmente.
Platelmintos - vermes de corpo achatado, em forma de fita;Nematelmintos - vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades; Anelídeos - vermes de corpo dividido em anéis.
A principal diferença entre platelmintos e nematelmintos decorre da presença de pseudo-celoma nesses últimos . Devido a isso temos que os platelmintos são vermes achatados e os nematelmintos são cilíndricos .
São vermes de corpos achatados, triblásticos, não possuem celoma, ou seja, são acelomados, possui simetria bilateral, pois o corpo é igual no lado esquerdo e direito, e não possuem protostômio. O sistema nervoso é ganglionar, ou seja, há o início da formação do encéfalo.
Esses animais possuem protonefrídios que filtram o fluído extracelular do mesoderma através de um conjunto de células flama (ou solenócitos). ... A distribuição de substâncias para as células ocorre por difusão através do mesênquima. O intestino bastante ramificado (gastrovascular) auxilia na distribuição de nutrientes.
Os platelmintos são animais dotados de órgãos definidos. Possuem o mesoderma, uma terceira camada de tecidos localizada entre a epiderme e o revestimento interno do intestino. O mesoderma dá origem aos órgãos e sistemas diferenciados, como os músculos, o sistema reprodutor e o sistema excretor.
O sistema excretor dos platelmintos apresenta-se com protonefrídias, que possuem células terminais multiciliadas chamadas de células-flama (ou solenócitos), responsáveis pela eliminação do excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior do organismo, por meio de um sistema de canais.
A digestão dos nematódeos é completa, ocorre de forma extra e intracelular, passando o alimento pelo trato digestório. Devido à ausência do sistema respiratório nestes animais, as troca gasosa ocorrem através da superfície cuticular epidérmica.
O sistema excretor é formado por estruturas chamadas de renetes. Esses renetes podem ser de vários tipos, sendo que o mais comum é uma célula na forma da letra H que percorre todo o corpo do nematódeo. As excreções são eliminadas para o meio externo através do poro excretor.
Em termos aspectos ecológicos o que os platelmintos possuem em comum com os nematelmintos é que ambos são causadores de doenças parasitárias. Como sabemos, ambos são vermes em que a maioria dos representantes nas relações ecológicas são parasitas de animais.