Trabalho em Proximidade: trabalho durante o qual o trabalhador pode entrar na zona controlada, ainda que seja com uma parte do seu corpo ou com extensões condu- toras, representadas por materiais, ferramentas ou equipamentos que manipule.
Zona Controlada, seguindo o que a NR10 define, é “o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados”.
A desenergização é uma medida de proteção coletiva prioritária pela NR 10. Seu objetivo é controlar o risco elétrico em serviços dessa natureza com o intuito de garantir a saúde e a segurança do eletricista. De fato, trata-se de uma prática internacional, sendo muito mais que um simples desligamento.
A desenergização é uma medida de segurança de acordo com a NR-10, que permite controlar o risco elétrico, garantindo a segurança de quem a manuseia.
O que é a desenergização? Esse é o procedimento realizado para a supressão da instalação. Ele pode ser definido como um conjunto de ações coordenadas, controladas e sequenciadas que se destinam à garantia da ausência total de tensão no circuito — devendo este estar sob controle durante todo o tempo de trabalho.
Primeiros passos da desenergização
Todavia, o item 10.
A instalação do conjunto de aterramento deve obedecer aos procedimentos abaixo:
A saber, essa norma é aplicável às etapas de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, contemplando 5 fases: projeto, construção, montagem, operação e manutenção.