Muito utilizada em sessões de coaching, a Roda da Vida surge no papel como um círculo separado em partes e ajuda a criar um panorama pessoal e holístico de dado momento da sua vida. Com ela em mãos, é possível analisar problemas, elencar prioridades e traçar planos futuros para atingir melhor equilíbrio.
Basta seguir os passos:
Para quem não tem uma Roda da Vida no seu planner ou agenda e quer experimentar essa ferramenta, vou deixar um modelo aqui. Pode-se imprimir esse círculo várias vezes – lembra de repetir o processo periodicamente. Depois é só colar no planner ou Bullet Journal ou numa pastinha, como achar melhor.
Essa ferramenta compreende 12 setores da vida, divididos em 4 grandes grupos: PESSOAL: saúde e disposição, desenvolvimento intelectual, equilíbrio emocional; PROFISSIONAL: realização e propósito, recursos financeiros, contribuição social; RELACIONAMENTOS: família, desenvolvimento amoroso, vida social; QUALIDADE DE VIDA ...
Perguntas que a Roda da Vida ajuda a responder
Como Fazer a Sua Primeira Sessão de Coaching Parental
Atitudes para os primeiros minutos Diga olá com um sorriso, de forma calma diga o nome dele e conte o quão contente está de poder conhecê-lo. Fale o seu nome e então continue. É importante entender o ponto de vista do cliente sobre todo o processo. Pergunte o que ele espera do coaching, suas expectativas.
Qual é o passo a passo para seguir o processo de coaching?
Com base no desenvolvimento de competências técnicas e emocionais, o coach atua como um "olho externo" para seu cliente. ... O coaching pode funcionar como uma forma de estímulo e acompanhamento a longo prazo adaptada às necessidades de desenvolvimento pessoal.
A segunda sessão de coaching. Saiba o que o coach deve fazer entre a primeira e a segunda sessão de coaching. Objetivo: Progredir em direção aos objetivos do programa. O coach esclarece o propósito da sessão e pergunta ao coachee o que ele quer alcançar com a sessão.
A seguir explicaremos quais são as quatro etapas do processo de Coaching e o que está abarcado em cada uma delas.
O coaching é um processo para ajudar o cliente a alinhar os seus recursos internos e externos, criando um ambiente de apoio e segurança, levantando questionamentos precisos e um feedback apropriado. O coaching difere da mentoria, que é a atividade de prover conselhos e orientações a partir de uma expertise própria.
O Business Coaching é um processo que tem como objetivo aumentar o desempenho organizacional, por meio do foco no Desenvolvimento e Gestão de Pessoas.
12 regras para contratar um coach