Quanto a sua principal pergunta, sim, pode ser usado o eletro duto flexível reforçado laranja ou o amarelo sanfonado tipo “traqueia” de boa qualidade, sempre no mínimo de 3/4″. A norma que regulariza a utilização de eletro dutos é a NBR 5597 da ABNT.
Como fazer instalação elétrica residencial? Passo a passo completo!
Quanto às tomadas, cômodos com área menor que 6 m² devem ter, no mínimo, uma tomada com 100 VA, e cômodos com área maior que 6 m² devem ter, pelo menos, uma tomada de 100 VA a cada 5 metros ou fração de perímetro. Essas tomadas devem ser distribuídas de forma mais uniforme possível.
Crie estratégias para fazer a instalação elétrica aparente Pense em um layout detalhado, que preveja alguns pontos de interruptores, tomadas e terminações. Além disso, pense no posicionamento deles, tudo para facilitar o uso dos aparelhos eletrônicos e pontos de iluminação no ambiente.
Tenha sempre dois passa fios para que no caso de o primeiro deles não conseguir atravessar o comprimento total do cano, o segundo possa ser utilizado para continuar a passagem do fio. Insira o segundo passa fio através da outra extremidade do cano e, se for preciso, gire-o para tentar agarrar o primeiro passa fio.
Como ligar tomada de uso geral? O primeiro passo é passar os cabos juntos até atingir o último ponto de tomada. Vão ser passados 3 cabos que são fase, neutro e terra, sempre deixando uma sobra de cabos suficiente para fazer as emendas de derivação em cada caixa de passagem.
Há duas formas básicas de instalar uma nova tomada elétrica: instalando fiação elétrica de um disjuntor de circuito até um novo local ou de outra tomada no mesmo espaço. Dependendo de onde você estiver instalando uma nova tomada – área de convívio, porão ou área externa –, o acesso à energia poderá variar.
Instalar uma tomada consiste, basicamente, em ligar os cabos no local correto. Primeiro, encaixe o verde no centro da placa da tomada nova e os outros dois, um de cada lado. Depois parafuse-os, sempre garantindo que apenas o cobre fique em contato com o parafuso. Ou seja, se precisar, descasque mais um pouco.
Ligue o fio terra no pino do meio. Fixe o fio fase por um lado e o neutro por outro lado. Parafuse os fios nos respectivos pinos. Após parafusar o suporte, encaixe a tomada/o interruptor....Geralmente os fios da tomada podem ser identificados pelas seguintes cores:
Para que cada ponto de luz seja acionado independentemente, é preciso que existam 2 circuitos, e para isso é preciso mexer nas instalações elétricas que ligam o interruptor a cada ponto no teto.
Faça a derivação no condutor de fase, dessa forma obtendo duas pontas que vamos chamar de A e B. Conecte a ponta A no borne esquerdo do interruptor e a ponta B no borne direito da tomada. Para finalizar as conexões do interruptor conecte o condutor de retorno no borne direito do interruptor.
O que o terceiro pino faz? O terceiro pino da tomada, também conhecido como “terra”, é responsável por levar a energia excedente para o solo, desmagnetizando o aparelho e evitando acidentes ou problemas maiores.
A tomada de três pinos é mais segura Ou seja, mortes causadas por choques elétricos. Com o novo padrão, diminuiu-se a quantidade de adaptadores (benjamins) em uma instalação —muitos deles sem certificação— e assim reduziu o número de acidentes.
Criada para ser padronizada no mundo todo, a primeira versão da tomada de três pinos tem origem em 1986 na sede da Comissão Eletrotécnica Internacional (International Eletrotechnical Comission, a IEC), em Genebra, na Suíça. Batizada como IEC 60906-1, não decolou.
Países como os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda e Arábia Saudita são alguns dos que também utilizam o padrão de tomada 3 pinos. Esta diferença de padrão é comum, visto que cada nação possui suas próprias normas elétricas.
É para facilitar, pois existem no mercado eletros domésticos que tem dois ou três furos e precisam de tomadas que peguem neles. Além de ser usado para conter a energia de cargas.