Vygotsky (2007) defende a posição de que o brinquedo é uma atividade em que a criança pode realizar seus desejos que no momento (de forma imediata) não são realizáveis.
Quando Vygotsky discute o papel do brinquedo, refere-se especificamente à brincadeira de "faz de conta", como brincar de casinha, brincar de escolinha, brincar com um cabo de vassoura como se fosse um cavalo.
Brinquedo é um objeto ou uma atividade lúdica, voltada única e especialmente para o lazer, e geralmente associada a crianças, também usada por vezes para descrever objetos com a mesma finalidade, voltada para adultos. Na pedagogia, um brinquedo é qualquer objeto que a criança possa usar no ato de brincar.
No contexto folclórico, o brinquedo popular é peça fundamental para o desenvolvimento intelectual e coordenação motora da criança. ... Mas apesar do avanço tecnológico, o brinquedo artesanal continua com a sua identidade cultural, que encanta as crianças de todas as gerações e classes sociais, ricas e pobres.
São designados de brinquedos estruturados aqueles que já são adquiridos prontos, é o caso dos exemplos acima. Os brinquedos não estruturados não são provenientes de indústrias, assim são simples objetos como paus ou pedras, que nas mãos das crianças adquirem novo significado, podendo transformar-se em um brinquedo.
Já as brincadeiras podem ser realizadas sem brinquedos ou com brinquedos, de modo geral, não possuem objetivos, mas podem ser usadas como um importante estimulante de criatividade nas crianças, já que não há objetivos específicos e nem regras.
O jogo é definido como uma atividade de caráter lúdico com normas livremente estabelecidas pelos participantes. O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos.
Chamamos de regra à norma ou ordem de comportamento ditado por uma autoridade competente, cujo descumprimento ou desconhecimento traz como consequência a aplicação de uma determinada sanção.
Você sabe o que é uma regra? As regras são formas de agir em determinados espaços que nos mostram o que devemos fazer para conviver bem com as outras pessoas. Se cada um fizer a sua parte, fica mais fácil conviver.
Resposta. as regras servem para moldar o jogo ou o comportamento dos participantes para que todos possam jogar de igual para igualpara organizar as ações de um jogo, o que pode e o que não pode.