Normalmente a cisterna é localizada no interior do solo, e funciona da seguinte maneira: a água da chuva passa pelas calhas e é levada a um filtro, que elimina os galhos, folhas e demais resíduos seguindo para dentro do reservatório. Nele, há um freio d'água que impede que a entrada de água agite o seu conteúdo.
As cisternas de primeira água destinam-se ao consumo humano. São instaladas ao lado das casas e têm capacidade para armazenar até 16 mil litros de água potável. ... A ideia de construir 1 milhão de cisternas foi capitaneada pela ASA (Articulação do Semiárido), que congrega mais de 3.
Uma cisterna é um depósito ou reservatório que serve para captar, armazenar e conservar a água, podendo ser da água potável, água da chuva ou água de reúso. Existem diversos tipos de cisternas. O modelo de cisterna de alvenaria precisa ser enterrado no solo e exige obras de engenharia.
Funciona da seguinte maneira: a água da chuva é levada das calhas do telhado para um filtro. Esse filtro elimina mecanicamente as impurezas, tais como folhas e pedaços de galhos.
Para facilitar o dimensionamento das cisternas cilindricas use a tabela abaixo: