Onde Esto Localizadas As Glndulas Salivares?

Onde esto localizadas as glndulas salivares

As glândulas salivares são glândulas exócrinas que estão posicionadas na cavidade oral e nas suas adjacências, e secretam seu conteúdo salivar na boca. Dessa forma, ajudam a manter a mucosa oral protegida e lubrificada, bem como ajudam nos estágios iniciais da digestão durante a mastigação dos alimentos, de forma que um bolo alimentar seja criado e esteja pronto para ser deglutido e continuar a ser processado.

EstГ­mulo

SГЈo glГўndulas compostas, tГєbuloalveolares, do tipo misto, mas diferem da glГўndula submandibular porque a maioria de seus alvГ©olos Г© do tipo mucoso. A aparГЄncia microscГіpica Г© diferente em diversas partes da glГўndula.

O que fazer: A sialoadenite normalmente desaparece sozinha, não sendo necessário realizar qualquer tipo de tratamento específico. No entanto, quando é persistente, é recomendado ir ao dentista ou ao clínico geral para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, que varia de acordo com a causa, podendo ser indicado antibiótico, no caso de se verificar infecção, ou uso de medicamentos anti-inflamatórios com o objetivo de reduzir os sinais e sintomas.

CГ©lulas serosas: formato piramidal, secretam proteГ­nas e glicoproteГ­nas, possuem atividade enzimГЎtica e antimicrobiana. TambГ©m podem secretar ГЎgua e outros Г­ons.

Notas ClГ­nicas

Notas ClГ­nicas

Foi demonstrado que o estímulo simpático das glândulas salivares submandibulares dá origem a secreção espessa, -viscosa, mucosa; a estimulação parassimpática origina secreção copiosa, fina e serosa.

Existem dois tipos principais de saliva que são secretados pelas glândulas salivares: serosa e mucinosa. A glândula submandibular é a única glândula salivar mista, que secreta ambos os tipos em uma proporção de 3:2 serosa para mucinosa, respectivamente. A glândula parótida é a única glândula que secreta saliva puramente serosa, enquanto a glândula sublingual é a única que secreta saliva puramente mucinosa.

As glândulas salivares fazem parte do sistema digestório humano. Elas estão presentes na cavidade bucal e produzem uma secreção chamada saliva, por isso são classificadas como glândulas exócrinas.

SISTEMAS

As glândulas salivares são estruturas localizadas na boca e que têm como função produzir e secretar a saliva, que possui enzimas responsáveis por facilitar o processo digestivo do alimento e por manter a lubrificação da garganta e da boca, evitando ressecamento.

O papel das enzimas produzidas pelas glГўndulas salivares na digestГЈo dos alimentos Г© problemГЎtico. A amilase fragmenta o amido atГ© maltose, em meio alcalino ou ligeiramente ГЎcido.

Tudo sobre o cпїЅncer

Tudo sobre o cпїЅncer

Provavelmente a função mais importante da saliva seja umedecer os alimentos e transformá-los em massa, semi-sólida ou líquida, que possa ser facilmente deglutida. Deve-se notar aqui que animais, como a vaca, que vivem em dieta muito seca, possuem glândulas salivares que podem secretar até 60 litros de saliva diariamente.

O câncer das glândulas salivares é uma doença rara que pode ser percebida a partir do surgimento de alguns sinais e sintomas, como aparecimento de nódulo no rosto, pescoço ou boca, dor e dormência no rosto, dificuldade para abrir a boca e engolir e fraqueza nos músculos do rosto.

Histologia das glГўndulas salivares

Na face transborda por baixo do arco zigomático e, deste processo da glândula, o seu duto (de Stenon), correndo paralelo e imediatamente abaixo do arco, penetra através do músculo bucinador para abrir-se no vestíbulo da boca, em oposição ao 2° dente molar superior.

A informaпїЅпїЅo contida neste portal estпїЅ disponпїЅvel com objetivo estritamente educacional. Em hipпїЅtese alguma pretende substituir a consulta mпїЅdica, a realizaпїЅпїЅo de exames e ou, o tratamento mпїЅdico. Em caso de dпїЅvidas fale com seu mпїЅdico, ele poderпїЅ esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a InformaпїЅпїЅo пїЅ um direito seu: Fique informado.

O alimento é retido na boca por espaço de tempo muito pequeno para que qualquer digestão significante se verifique, e quando o alimento atinge o estômago, a reação ácida neste lugar, dever-se-ia pensar inibiria qualquer ulterior atividade da amilase.

A mistura das secreções de todas as glândulas salivares é denominada saliva. Essencialmente fluida, geralmente contém detritos celulares, bacterianos e leucócitos. No homem o volume de saliva secretada nas 24 horas varia de 1 .000 a 1.500  centímetros cúbicos. Pode oscilar entre ser de consistência fina, aquosa e viscosa.

A sialolitíase pode ser popularmente definida como sendo a presença de pedras salivares no ducto salivar, causando a sua obstrução, o que pode ser percebido através de sinais e sintomas como dor no rosto e na boca, inchaço, dificuldade para engolir e boca seca.

Algumas situações podem interferir no funcionamento das glândulas salivares, podendo ter consequências para o bem-estar e qualidade de vida da pessoa. A principal alteração relacionada à glândula salivar é a obstrução do ducto salivar devido à presença de pedras formadas no local.

Que secreção atua no estômago e onde ela é produzida?

O suco gástrico é produzido pelas glândulas estomacais que se localizam nas invaginações da mucosa da parede do estômago. O ácido clorídrico tem um pH extremamente ácido, atua na desnaturação das proteínas (facilitando sua digestão), facilita a absorção de cálcio e ferro pelo organismo e destrói milhares de bactérias.

Onde a bile Г© o suco pancreГЎtico sГЈo despejados por onde passam?

Os sucos pancreáticos (produzidos pelo pâncreas) e a bilis (produzida pela fígado) e estocada na vesícula biliar), vão se armazenar no terço médio do duodenoo através dos dutos.

O que a lipase digere?

Lipase pancreática é uma enzima produzida pelo pâncreas, responsável pela quebra dos lipídios em substâncias simples (ácido graxo + glicerol (álcool)). Este processo ocorre no intestino delgado, mais precisamente no duodeno já que é lá que o pâncreas lança sua secreção.

Qual o tratamento para amilase alta?

O tratamento para os casos de amilase alta exigem hospitalização do paciente. Isso porque é necessário que a inflamação no pâncreas seja estabilizada e controlada, evitando crises da doença. O tratamento, de modo geral, envolve o uso de medicamentos tais como líquidos intravenosos e analgésicos.